Passar para o conteúdo principal

Editoras indie sofrem com negócios fracos nas subscrições, diz analista

Estagnação dos serviços força ajustes.

Crédito da imagem: Devolver Digital

A Goodbody afirma que as editoras indie estão a sofrer com o desempenho abaixo do esperado de certos jogos e com o enfraquecer dos negócios efetuados com os serviços de subscrição.

Segundo Patrick O'Donnell, analista de tecnologia e videojogos na Goodbody, via GamesIndustry, a Devolver Digital e a TinyBuild são duas das editoras indie que mais afetadas foram por estes acontecimentos. Após um pico no negócio em 2021, estão agora a registar fortes quedas.

"Vimos da Devolver e TinyBuild que as subscrições estão debaixo de pressão atualmente," disse O'Donnel que aponta para a queda de 92% no valor das ações da Devolver e de 95% na TinyBuild.

"Os cheques passados pela Sony e Microsoft simplesmente não são tão grandes como eram. Isso cria problemas se estás concentrado nesse lado do mercado," disse o analista.

Segundo diz, a TinyBuild é a companhia indie que mais está a sofrer, mas a Devolver também está a passar por problemas, especialmente quando associas a isto o adiamento de vários jogos muito esperados. No entanto, acredita que a Devolver tem calibre para recuperar.

"Tens de olhar para o calibre da Devolver. O currículo e qualidade dos seus produtos são quase sempre bons. Eles tem aquele potencial para sucessos, algo que mostraram várias vezes. Esse será um dos principais fatores para manter os investidores institucionais na Devolver. Em último caso, estão a proteger a sua propriedade intelectual. Eles mencionaram que recusaram grandes negócios para subscrições."

No entanto, o analista já não mostra o mesmo otimisto para a TinyBuild, especialmente após Hello Neighbor 2 não cumprir com as previsões.

Lê também