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El Shaddai: Ascension of the Metatron

Artística ascensão das calças de ganga.

El Shaddai: Ascension of the Metatron é um jogo de ação com elementos de plataformas cuja demonstração jogável chegou à PlayStation Store/Xbox Live no Japão e nos deu a oportunidade de testar o que a Ignition Entertainment tem preparado para oferecer já no próximo dia 28 ao seu país de origem. El Shaddai até ao momento nada mais tinha sido do que um curioso conjunto de imagens que ocasionalmente ia vendo e "achando piada".

Tudo isso mudou completamente nos imediatos instantes após o início da demo e considero mesmo que este é um dos jogos mais interessantes para o atual ano. Foi mais uma prova de como o visual por muito interessante que seja não é o valor supremo numa experiência e toda a visão artística aqui imprimida envolta em tons minimalistas resulta com singular efeito e no fim consegue um efeito oposto à sua natureza, é grandioso e estrondoso.

A surpresa inicial vai-se desvanecendo consoante se procura informação do jogo e verificar que temos aqui nomes relacionados com grandes séries de jogos como Devil May Cry, Okami, Resident Evil, Viewtiful Joe, e Final Fantasy VIII assim como grandes séries/filmes de animação como Cowboy Bebop, Vision of Escaflowne ou Ghost in the Shell: S.A.C. mostra bem que o talento aqui presente não é fruto do acaso. A demonstração Japonesa não nos deixa saborear na plenitude o que está a ser elaborado em termos narrativos, está completamente em Japonês, mas a informação divulgada pela Ignition prova bem que o ímpeto criativo está presente em todos os elementos de El Shaddai.

A grandiosidade do minimalismo. El Shaddai está pronto para se tornar num clássico.

Um dos pormenores mais cativantes em El Shaddai está na sua história que é uma espécie de livre adaptação do Livro de Enoque. Aqui o escriba de Deus implora que não destrua a Terra com uma grande cheia pedindo que lhe permita recuperar os anjos que abandonaram o céu para se misturarem com a humanidade. São sete os anjos que Enoque vai ter que recuperar para salvar a humanidade e vai contar com a ajuda de Lucifel, um anjo guardião encarregue de proteger o mundo. Nesta demo foi possível visualizar algumas das personagens que vão entrar na história mas infelizmente não nos foi possível perceber completamente o que se estava a passar.

Assim que assumimos o controlo de Enoque é possível constar que o visual minimalista funciona de uma força tão surpreendente que quase nos parece faltar o ar. De boca aberta com toda a visão artística, vemos objetos como árvores, escadas ou pedras apresentados apenas pelos seus contornos e envoltos num jogo de cores que parece insinuar que El Shadai é um quadro, uma aguarela em movimento e com constantes alterações. O tom simples do visual, o próprio personagem é uma figura relativamente pequena para dar uma maior sensação de escala e imponência, em sintonia com todo o jogo de luz e sombras patrocinado por uma palete de cores encantadora causou um impacto imediato e o convite foi desde logo aceite, deixamo-nos envolver.

Ao longo da demo também é possível constatar que não só o mundo desfruta de uma visão artística singular. Também os personagens são bem peculiares e em especial as personagens mais principais e importantes na trama, para além de Enoque podemos ver Lucifel, um outro anjo e o que é aparentemente um boss no final da demo, contam com um design bem interessante. Quanto ao próprio Enoque, este enverga uma cintilante armadura branca que se vai despedaçando para mostrar umas calças de ganga cheias de estilo.