Passar para o conteúdo principal

Elon Musk avança com processo contra a criadora da ChatGPT

A OpenIA e Sam Altman na mira de Musk.

Crédito da imagem: OpenIA

Elon Musk decidiu recorrer à justiça e avança com um processo legal contra a OpenIA e o seu diretor executivo, Sam Altman. Para Musk, a companhia e o seu principal responsável abandonaram a missão de ajudar a humanidade para procurarem lucro.

Musk diz que Greg Brockman, um dos cofundadores da OpenIA, o abordou com a ideia de criar uma companhia sem fins lucrativos, mas agora, a companhia apoiada pela Microsoft quebrou esse contrato ao focar-se no dinheiro.

Musk foi um dos cofundadores da OpenIA em 2015, mas deixou a direção da empresa em 2018. Atualmente, lidera a Tesla e a SpaceX, mas também é conhecido pela sua compra da rede social Twitter, agora conhecida como X.

Sam Altman, o atual CEO da OpenIA, foi despedido em 2023 pelo quadro de diretores, que o acusaram de não ter na mente o desenvolvimento de IA para ajudar a humanidade. Altman voltou ao cargo meros dias depois com um novo quadro de diretores.

A OpenIA é especialmente conhecida pela ChatGPT, inteligência artificial que ficou popular em todo o mundo após o lançamento em novembro de 2022. A ChatGPT tornou-se tão popular que incentivou gigantes como a Microsoft e Google a criar as suas próprias chatbots.

Lê também