Em 2015 fecharam mais 257 arcadas no Japão
Salões de jogos continuam em crise no confronto com a era moderna dos videojogos.
Os salões de jogos (arcadas) têm vindo a perder espaço no Japão. Só em 2015 fecharam 257 salões, revela a conta japonesa @iidx_close, que mantém actualizada a base online de arcadas encerradas. O número reflecte apenas os encerramentos comunicados. É provável que o número final seja ainda maior.
O operador de arcadas, Port 24, revela que é no mês de Janeiro que se regista o maior número de encerramentos. Isso deve-se ao aproveitamento que os proprietários das arcadas realizam durante o mês de Dezembro, quando os japoneses estão mais disponíveis para largar moedas de 100 ienes, a época do ano mais movimentada.
De acordo com uma estatística lançada pela DNA, em 2010 estavam em funcionamento 7137 lojas. Em 2014 esse número caiu para 5439. A comprovar a menor popularidade das arcadas está o lançamento de Street Fighter V. Ao contrário de SF IV, que saiu primeiro nas arcadas e só depois nas consolas, o jogo de luta da Capcom sairá primeiro na PS4, não estando prevista versão arcade.
Um dos encerramentos mais mediáticos ocorreu em 2013, em pleno verão. No dia 18 de Agosto, algumas pessoas juntaram-se e assistiram ao fecho da mítica "Shibuya Kaikan Monaco", em Tóquio central, onde vários pisos de um prédio acolhiam arcadas de diferentes gerações.
O documentário 100 Yen revela a cultura das arcadas no Japão. Desde o aparecimento até à sua disseminação através de diferentes géneros de jogos.