Embracer Group regista queda de 34% nas vendas de jogos PC e consolas
Segmento mobile é a maior fonte de rendimento.
O Grupo Embracer divulgou os resultados financeiros do primeiro trimestre do ano fiscal, apresentando uma redução considerável nas vendas líquidas, que caíram 24% em relação ao ano anterior, totalizando 7,9 mil milhões de coroas suecas (cerca de 754 milhões de dólares).
Essa queda, conforme noticiado pelo GamesIndustry.biz, resulta de um desempenho irregular nas diferentes divisões da empresa, com destaque para o forte decréscimo no segmento de jogos para PC e consolas, que registou uma redução de 34% face ao mesmo período do ano passado, em grande parte devido à ausência de lançamentos com impacto, tais como Dead Island 2, que foi um dos grandes destaques do segundo trimestre de 2023.
De acordo com o relatório, os jogos para dispositivos móveis foram a maior fonte de receitas, com 3,04 mil milhões de coroas suecas (290 milhões de dólares), uma queda de 5% em relação ao ano anterior. No segmento PC e consolas, que representa a segunda maior fatia das receitas, o valor foi de 2,7 mil milhões de coroas suecas (253,5 milhões de dólares), com uma redução drástica de 91% nas novas receitas, reflectindo a ausência de lançamentos de grande sucesso como os registados no ano passado.
Relativamente a futuros lançamentos, o CEO Lars Wingefors anunciou que o aguardado Kingdom Come Deliverance 2 está agora previsto para 11 de fevereiro de 2025, indo além da data original de 2024.
O plano de reestruturação da empresa está a avançar, com a primeira empresa cotada na bolsa a ser a Asmodee, que deverá ser cotada na Nasdaq Stockholm até ao final do ano. A empresa tenciona igualmente dividir as suas operações remanescentes em duas novas entidades, com a Coffee Stain & Friends prevista para 2025 e o resto da Embracer sob o nome provisório de Middle-earth Enterprises & Friends.