Empire: Total War
Um novo desafio nos espera.
Total War está de volta com mais um super jogo de estratégia em tempo real (RTS). Empire: Total War é mais um para a já recheada colecção de excelentes RTSs da conceituada Creative Assembly. Quem não se recorda de Rome: Total War, Shogun: Total War ou mesmo de Medieval: Total War, tudo excelentes jogos que fizeram as delicias de todos os apreciadores do género.
Como todos sabem a série Total War tornou-se muito popular pela excelente combinação entre a estratégia em tempo real com a estratégia por turnos. Empire: Total War segue a mesma fórmula de toda a série e mantém intocável toda a sua essência, mas a equipa decidiu introduzir um novo desafio para todos os fãs, pela primeira vez foram adicionadas batalhas navais na sua verdadeira essência, sendo estas um desafio completamente novo que requerem uma abordagem bem específica.
É claro que já vimos na série Total War a inclusão de batalhas navais, mas estas foram apenas abordadas de uma forma algo superficial e abstracta, agora temos realmente a oportunidade de participar em algumas das batalhas mais sangrentas da história naval.
Empire: Total War marca muito pela introdução das já referidas batalhas navais, batalhas essas que requerem uma nova aprendizagem de como controlar as nossas unidades e de como as utilizar em combate. É crucial ter um conhecimento bem aprofundado das diversas embarcações, pois umas são mais velozes enquanto outras têm maior poder de fogo. O domínio das embarcações é vital para o sucesso de uma batalha, facilmente somos vencidos pelo nosso inimigo se não movimentarmos a nossa frota de forma a tirar partido de todas as suas unidades.
As batalhas navais são bastante caóticas mas ao mesmo tempo belas, todas as unidades estão representadas com um enorme detalhe, é ver uma embarcação com as suas velas desfraldadas ao sabor do vento e ver a tripulação no seu interior. Numa batalha se estamos a disparar com os canhões a bombordo temos a tripulação concentrada nessa parte da embarcação, se passamos para estibordo vemos a tripulação a deslocar-se para essa zona.
Durante uma batalha é impressionante o nível de destruição das embarcações, podemos ver velas rasgadas, mastros arrancados, tripulantes a cair no oceano e até as próprias embarcações a meter água de tantos danos que já sofreram. Tudo está a um nível bem alto em termos de realismo e estas batalhas navais prometem fazer sucesso nos modos multiplayer do jogo.