Emuladores Yuzu e Citra encerrados
Companhia reconhece o impacto negativo dos seus esforços.
A Tropic Haze comunicou o encerramento das suas atividades relacionadas com os seus emuladores Nintendo, o Yuzu e o Citra, que permitiam jogar títulos Nintendo Switch e Nintendo 3DS, respetivamente.
Após a comunicação de um acordo entre as duas partes, a companhia anunciou aos utilizadores dos seus emuladores que além de uma quantia monetária superior a $2 milhões, decidiu cessar toda a atividade relacionada com o Yuzu e o Citra. Isto provavelmente faz parte do acordo efetuado com a Nintendo para evitar levar o caso a tribunal.
A Tropic Haze está proibida de trabalhar no código e distribuição do Yuzu, uma consequência deste acordo e algo que provavelmente já todos esperavam ver anunciado. No entanto, o acordo também abrange o Citra, emulador 3DS, cuja atividade cessa de imediato.
A companhia diz ainda que é contra a pirataria e que os projetos foram criados devido ao seu amor pelas consolas e jogos Nintendo. No entanto, uma vez que os seus esforços permitem contornar as defesas implementadas pela Nintendo e jogar os seus jogos em hardware não autorizado, sentem-se desiludidos quando os utilizadores usam essas ferramentas para jogar versões ilegais. Mais do que isso, sentem-se desiludidos por contribuir para o aumento da pirataria e por ver os utilizadores do Yuzu a estragar a experiência de consumidores legítimos.
Afirmando que não querem de forma alguma promover a pirataria e prejudicar clientes legítimos, a companhia anunciou o fim dos emuladores e removeu todo o material disponível nos seus canais.