Passar para o conteúdo principal

Encontrados problemas no emulador N64 do Switch Online Plus

Ocarina of Time revela diferenças na emulação.

O Nintendo Switch Online Plus está finalmente disponível e os jogadores que assinarem a expansão do serviço online da Nintendo podem aceder a 9 clássicos da Nintendo 64.

Entre os jogos escolhidos para a remessa inicial está o clássico The Legend of Zelda: Ocarina of Time, um jogo memorável e que muitos vão certamente adorar jogar novamente ou até jogar pela primeira vez.

A chegada dos clássicos também permite traçar comparações com as versões originais e com outros relançamentos, como os que a Nintendo executou na Virtual Console da Wii ou Wii, algo que foi feito com Ocarina of Time e que está a revelar grandes diferenças na imagem e a colocar em causa a solução de emulação escolhida pela Nintendo.

Como podes ver na comparação em baixo, partilhada por John Linneman do Digital Foundry, a versão disponível no NSO+ é muito diferente da versão original pois apesar da maior nitidez da imagem, o nevoeiro que acrescenta imensa atmosfera à cena desapareceu por completo.

"Parece que existem problemas com o nevoeiro e transparências na solução de emulação da Switch (que parece ser baseada no emulador de 3D All Stars)," escreve Linneman em reação às imagens comparativas.

"Parece que ainda não funciona bem com todos os jogos. Nada bom."

Além da comparação de imagens, podes ver um vídeo que apresenta as três versões em movimento e mais uma reação nada favorável à solução de emulação escolhida pela Nintendo para o serviço.

Outros problemas relatados nas primeiras horas estão relacionados com os controlos alternativos e especificidades que podem prejudicar a experiência de emulação, como não conseguir gravar os jogo.

A incapacidade de gravar a partida em Operation WinBack é uma dessas bizarras especificidades que afetam apenas alguns jogos, enquanto a ausência de funcionalidades como remapear controlos está a causar dores de cabeça a alguns jogadores.

Alguns jogadores relatam que ao usar o novo comando N64 na Switch nem sequer conseguem remapear os botões e o esquema de controlos muda por completo e de formas que nem fazem sentido.

Lê também