"Ensemble foi vítima do seu próprio sucesso"
Ex-fundador do estúdio conta como os RTS acabaram por lhes prejudicar.
David Rippy, ex-membro e fundador da Ensemble Studios e actual presidente do recente Bonfire Studios, foi claro ao dizer que a Ensembrle foi vítima do seu próprio sucesso. Forçosamente associado à série Age of Empires, o estúdio nunca conseguiu diversificar para outro tipo de géneros.
Em entrevista ao site GamesIndustry, Rippy explica que, "Por mais que tentássemos, nunca conseguimos que um dos nossos protótipos que não fossem RTS tivessem luz verde, isto porque sempre formos rotulados dos gajos dos RTS."
"Há também o risco de se perder o talento incrível se estas pessoas sentem que nunca terão a oportunidade de explorar outros interesses para além do género pelo qual são conhecidos."
Para David Rippy, não há dúvidas que se tudo dependesse dele teria dado mais liberdade à Ensemble para o estúdio tentar outras cosias sem ser jogos de estratégia.
"Para além do risco financeiro de se ficar preso a uma só plataforma ou a um género particular, existe também o risco de ficarmos rotulados na indústria."
O presidente da Bonfire diz ter aprendido a lição com o passado. O seu novo estúdio não irá apostar nos jogos de estratégia, enquanto que a Robot Entertaniment, outro estúdio que nasceu das cinzas da Ensemble, vai-se encarregar de dar continuidade aos jogos da série Age of Empires e Halo Wars.
David Rippy contou também que no futuro poderá voltar a fazer um jogo do seu género favorito, mas que por agora o primeiro jogo da Bonfire não será um RTS, apesar de conter alguns elementos de estratégia.