Entretanto na Rússia: Vacas usam headsets VR para produzir mais leite
A experiência está a ser realizada numa quinta de Moscovo.
A realidade virtual tem diversas aplicações para além dos videojogos, mas ninguém estava à espera que a tecnologia acabasse por ser usada em vacas leiteiras para aumentar a produção e a qualidade do leite.
Esta é uma das experiências que está a acontecer na Rússia. As informações vêm do site oficial do Ministério da Agricultura e Comida da Região de Moscovo.
É dito que "um protótipo de óculos de realidade virtual foi testado numa quinta na região de Moscovo para melhorar as condições das vacas".
Conforme explicado no site, há cada vez mais agricultores a prestar atenção às necessidades emocionais das vacas, para além das necessidades físicas. No caso da Rússia, há agricultores que instalam sistemas de som para que as vacas ouçam música clássica e relaxem, afectando positivamente a produção de leite.
Agora, juntamente com o pessoal de IT, os agricultores de uma das maiores quintas de Moscovo estão a estudar os efeitos da realidade virtual nas vacas. Para isso, foram feitos uns óculos de VR adaptados à estrutura da cabeça das vacas.
O que as vacas estão a ver nos óculos de VR é uma simulação criada com base nas características da sua visão - aparentemente conseguem perceber melhor os tons vermelhos, e tons azuis e verdes mais fracos.
Os primeiros testes mostraram que as vacas tiveram uma redução de ansiedade e um aumento geral na disposição emocional. Contudo, ainda não ficou determinado se há um efeito positivo na produção de leite. Isso será revelado noutro estudo.