Passar para o conteúdo principal

Matthew Battison, Diretor Criativo de EA Sports WRC, fala sobre as novidades e o futuro do jogo

A importância do feedback dos jogadores e o compromisso com a evolução do jogo ao longo do tempo.

Crédito da imagem: EA Sports

EA Sports WRC, o mais recente título da série de ralis, representa uma evolução da série, aproveita as capacidades do Unreal Engine e o mais recente hardware das consolas e PC. Produzido para recriar com precisão a adrenalina e os desafios do Campeonato Mundial de Ralis (WRC), o jogo permite uma experiência profunda e fiel ao desporto, com uma vasta seleção de carros, ambientes naturais detalhados e uma física melhorada que se adapta às diferentes superfícies.

A expansão 2024 traz um conteúdo ainda mais extenso, dando aos jogadores novos locais icónicos, veículos e atualizações que refletem as mudanças da temporada real do WRC. Esta atualização anual acrescenta seis novas pistas, incluindo locais emblemáticos como Fafe, em Portugal, e Umea, na Suécia.

Tivémos a oportunidade de entrevistar Matthew Battison, Diretor Criativo de EA Sports WRC, onde explorámos as novidades da expansão 2024 do jogo, com foco nas reações da comunidade e no impacto deste modelo anual. Battison explicou a decisão de expandir o jogo com conteúdos anuais em vez de lançar novos títulos, bem como a introdução do Unreal Engine e a aposta em hardware de última geração para conseguir uma imersão ímpar.

Battison também explicou em pormenor o que o futuro reserva em termos de melhorias e conteúdos. Salientou também que, para locais como Umea, a experiência de Jon Armstrong da equipa de design foi essencial para recriar o terreno e os desafios únicos das corridas reais. Estas atualizações aproximam os jogadores da experiência real, e a EA Sports tenciona continuar a incorporar o feedback da comunidade para dar forma a futuras novidades.

Quanto aos progressos em termos de física e gráficos, a entrevista revelou que a EA Sports considera sempre a possibilidade de melhorar o comportamento dos novos veículos, mantendo a autenticidade dos modelos. Com a chegada da PS5 Pro, a equipa está entusiasmada com as possibilidades e promete acompanhar o desempenho da consola para otimizar EA Sports WRC, deixando a porta aberta para futuras atualizações.

Image credit: Matthew Battison, Creative Director de EA SPORTS WRC

Eurogamer Portugal: Em termos de reações da comunidade, o que acharam desta aposta na expansão da base do jogo em vez de lançar um novo jogo todos os anos?

Mattew Battison: Até agora, temos recebido reações positivas da nossa comunidade relativamente à nova expansão da época de 2024. Parece que estão a gostar da nova oferta de DLC, dos novos carros e do conteúdo das pistas.

Adoptámos um modelo de expansão anual para o WRC, uma vez que está alinhado com a nossa visão de longo prazo para o jogo e o nosso compromisso com a valorização para o jogador. Demos prioridade à tecnologia e aos visuais desde o primeiro momento em que começámos a produção do EA SPORTS WRC, pois queríamos capturar autenticamente a essência do rali com as suas vastas etapas e ambientes de cortar a respiração. Ao utilizarmos o Unreal Engine pela primeira vez e ao centrarmo-nos no hardware de última geração, conseguimos a experiência imersiva que idealizámos. Continuamos a construir sobre esta base com esta expansão, que nos permite atualizar e melhorar continuamente o jogo para os nossos jogadores.

Com a adição da expansão da época de 2024, estamos a criar uma plataforma de ralis abrangente que evolui a par do desporto real para aumentar a autenticidade do jogo WRC 24.

Ver no Youtube

Eurogamer Portugal: Que mudanças estão previstas para o futuro próximo em termos de alterações ao jogo, como a possível adição de condições meteorológicas dinâmicas ou um maior realismo por parte dos espectadores?

Mattew Battison: Quando se abordam novas melhorias para o jogo, temos em conta o feedback da nossa comunidade e as avaliações internas para decidir qual deve ser a prioridade. Queríamos garantir que as novas melhorias se equilibravam com os modos e mecânicas de jogo existentes para criar uma experiência globalmente agradável para os nossos jogadores.

Eurogamer Portugal: Especificamente, no que diz respeito às repetições, seria ótimo poder gravá-las para as podermos reproduzir sempre que quisermos. Há novidades sobre este assunto?

Mattew Battison: Como já foi referido, estamos sempre a avaliar o que podemos oferecer aos nossos jogadores.

Eurogamer Portugal: Existe um grande interesse pelos automóveis clássicos, com a comunidade a solicitar inúmeros modelos. Quando é que vamos ter carros novos que tenham marcado a sua época?

Mattew Battison: Em breve, partilharemos mais notícias sobre este assunto.

Eurogamer Portugal: No final do ano, serão apresentadas duas classificativas emblemáticas, nomeadamente a mítica especial de Fafe, em Portugal. O que é que pode revelar para o futuro sobre etapas reais que são lendas no mundo dos ralis?

Mattew Battison: Estamos sempre à procura das etapas icónicas, antigas ou novas, que os pilotos de rali do passado e do presente conquistaram, e é sempre um prazer reproduzi-las em EA SPORTS WRC. Com a expansão da época de 2024, vamos adicionar um total de 6 novos locais. Desta forma, os jogadores podem experimentar novos terrenos e desafios.

O primeiro pacote de conteúdos lançado este mês já introduziu o Orlen 80th Rally Poland, que regressou triunfantemente ao calendário de 2024 após um hiato de sete anos. Devido ao ritmo acelerado das suas etapas em gravilha e à sua base de fãs apaixonada, demos prioridade à inclusão deste rali icónico na expansão da época 24. Tem sido muito aguardado pelos novos e experientes fãs, por isso estamos ansiosos para que os jogadores possam finalmente experimentar as etapas no jogo.

Umea é relativamente nova no calendário do WRC, mas isso é parte do que a torna excitante, com desafios únicos, especialmente com neve. É uma etapa rápida e técnica, com longas retas, curvas apertadas, lombas estratégicas e uma grande arena aberta para terminar. Com a ajuda de Jon Armstrong na nossa equipa de design, que venceu a sua corrida de estreia no Campeonato do Mundo de Ralis Júnior em Umea, as suas ideias em primeira mão sobre o que é correr nestas estradas foram fundamentais para a autenticidade com que as pudemos recriar no jogo.

Fafe é também uma das adições mais notáveis que os fãs esperavam desde que foi eleita a etapa mais emblemática da história do WRC há alguns anos. Recriámos meticulosamente as caraterísticas da pista, incluindo o famoso salto de Fafe, permitindo aos jogadores testar as suas capacidades até ao limite.

Ver no Youtube

Eurogamer Portugal: Relativamente às físicas, há algum plano para as adaptar ao longo da vida do jogo ou é um dado adquirido que se manterão inalteradas?

Mattew Battison: Embora a física principal não tenha mudado no jogo, houve algumas alterações no manuseamento para representar com precisão os cinco novos veículos de alta performance de 2024.

Por exemplo, os carros Rally1 com especificações de 2024 no jogo apresentam diferenças subtis, mas impactantes em relação às suas versões de 2023. Para além dos aspetos visuais que foram alterados dentro e fora do carro, os modelos de manobrabilidade foram aperfeiçoados para oferecer uma mudança percetível no carácter, assegurando simultaneamente a preservação da autenticidade do mundo real.

Eurogamer Portugal: Finalmente, a 7 de novembro temos o lançamento da PS5 Pro, que impacto poderá ter a nova consola em EA Sports WRC, haverá alguma atualização para a nova máquina da Sony?

Mattew Battison: Com o lançamento da PS5 Pro a 7 de novembro, estamos entusiasmados com as potenciais melhorias que poderá trazer às experiências de jogo. Tal como acontece com todo o novo hardware, vamos avaliar e continuar a monitorizar as suas capacidades. Forneceremos mais detalhes sobre quaisquer atualizações ou otimizações para EA SPORTS WRC no futuro.

Lê também