Adam Sanderson no regresso do ator a Braking Point de F1 23
"É verdadeiramente espantoso ver o trabalho a ser feito de forma tão harmoniosa."
Interpretar personagens em videojogos pode ser um desafio único para os actores, uma vez que envolve uma série de considerações especiais em comparação com o cinema ou a televisão. Em primeiro lugar, a falta de interação direta com outros actores pode ser um desafio, uma vez que estes gravam frequentemente as suas falas e acções separadamente e não têm a resposta imediata dos outros atores. Este facto exige um elevado grau de imaginação e habilidade para criar um desempenho convincente sem os estímulos visuais e auditivos típicos dos cenários de cinema e televisão.
Além disso, os actores de videojogos têm frequentemente de se adaptar a guiões não lineares, em que as escolhas dos jogadores podem afetar o desenvolvimento da história. Isto exige uma compreensão profunda da personagem e das diferentes ramificações da narrativa. É também comum que os actores de videojogos gravem uma grande quantidade de diálogos para acomodar as múltiplas opções de jogo.
O ator Adam Sanderson regressou em F1 23, o jogo de corridas de Fórmula 1 da EA Sports. Mais uma vez, voltou a empregar o seu talento no papel de Devon Butler, ajudando a criar uma interpretação autêntica e cativante da personagem. A sua participação desempenhou um papel importante no aumento do nível de imersão e entretenimento neste jogo de corridas virtuais.
O Eurogamer Portugal teve o privilégio de realizar uma entrevista a Adam Sanderson, e agradecemos desde já a oportunidade. A participação de um ator num videojogo é sempre fascinante, e na nossa conversa, explorámos os desafios únicos que ele enfrentou no processo. Além disso, tivemos a oportunidade de saber mais sobre a paixão de Adam Sanderson pelos videojogos, o que nos deu uma perspetiva interessante sobre a convergência entre o mundo do entretenimento digital e da representação.
Eurogamer: Antes de mais, é adepto da Fórmula 1? Se sim, qual é o seu piloto preferido? Se quiser revelar.
Adam Sanderson: Sou um grande adepto da Fórmula 1! A minha memória mais antiga do desporto é ajudar o meu pai nas tarefas domésticas em casa, enquanto passava na rádio ou na televisão. Devia ter cerca de 4 ou 5 anos de idade. Sou um adepto para toda a vida! Tenho tantos pilotos dos quais sou grande adepto, que é difícil escolher apenas um.
Eurogamer: Esteve nos bastidores da Fórmula 1? Falou com os pilotos e membros das equipas?
Adam Sanderson: Para este papel, não fui aos "bastidores" da Fórmula 1. No entanto, recentemente tive inúmeras oportunidades de conhecer e conversar com os pilotos. Até tenho algo em preparação com o próprio Honey Badger. por isso, mantenham-se atentos!
Eurogamer: Em que medida a experiência de trabalhar em videojogos foi diferente de outras formas de representação?
Adam Sanderson: A principal diferença é que há muito mais pessoas presentes quando se actua num cenário de TV/Filme. Num cenário de TV/Filme live action, há uma grande quantidade de elementos da equipa e outros actores à nossa volta. Quando se grava para um videojogo, só há um punhado de pessoas na sala e uma grande parte do trabalho é feita sem outros actores para interagir. Temos de nos colocar na mentalidade da personagem - não temos o luxo de estar imersos num cenário completo, com actores, actores secundários e tudo o resto a ajudar-nos a encarnar o papel.
Eurogamer: Já tinha experiência anterior como ator em videojogos?
Adam Sanderson: Devon Butler foi a minha primeira experiência como ator num videojogo. Gostaria de fazer mais, pois a experiência tem sido fantástica.
Eurogamer: Qual é a coisa mais emocionante ao representar no modo história de um jogo como F1 23?
Adam Sanderson: Para mim, é emocionante saber que faço parte da comunidade da Fórmula 1 de uma forma única, interpretando uma personagem que adoramos odiar (segundo me disseram). Incorporar a minha paixão pela F1, pelos videojogos e pelo meu trabalho como ator é algo verdadeiramente especial.
Eurogamer: Você costuma jogar o jogo ou assiste depois para ver como foi seu desempenho?
Adam Sanderson: Jogo o jogo mais como fã do que outra coisa. É muito fixe ver o que a equipa por detrás do jogo fez com todas as interpretações de todos os actores envolvidos. Uma vez que as sessões da gravação não têm qualquer cenário construído na vida real, é verdadeiramente espantoso ver o trabalho a ser feito de forma tão harmoniosa.
Eurogamer: Qual foi o maior desafio que enfrentou no regresso de Braking Point 2?
Adam Sanderson: O maior desafio que tive foi garantir que não dizia a ninguém que o Devon iria regressar a F1 23! Como se trata de algo que me apaixona tanto, é claro que preferia estar a falar sobre isso! No entanto, manter o silêncio e esperar para ver a reação quando tudo é revelado é muito gratificante.
Eurogamer:É um jogador de videojogos? Se sim, de que tipo de jogos gosta mais?
Adam Sanderson: Sou um jogador ávido. Podes ver os meus streams em twitch.tv/adam_sanderson 😉 Jogo muito o F1 23, mas também gosto muito de jogar jogos FPS. No entanto, um dos meus jogos favoritos de sempre situa-se na categoria de RTS, mas a base de jogadores é agora tão pequena porque é muito antiga!