Entrevista com Ashley Johnson - The Last of Us
A atriz norte-americana que dá voz e corpo a Ellie.
No seu primeiro trabalho para um videojogo, Ashley Johnson convenceu e conquistou, arrecadando o prémio Bafta, em 2014, pela melhor actuação, em The Last of Us, com a personagem Ellie. Veni, vidi, vici, talvez seja esta a melhor forma de classificar a sua entrada no mundo dos videojogos, dando corpo e voz a Ellie, uma das personagens principais do jogo da Naughty Dog.
A produção de experiências interactivas cinematográficas e realistas, das quais a Naughty Dog emerge como uma das principais impulsionadoras, dá a oportunidade para que actores e actrizes da indústria cinematográfica emprestem o seu talento e desempenho, tornando mais credível o guião mas também mais realistas e emocionais as "cut-scenes" e dentro do jogo.
O facto da californiana Ashley Johnson ser também uma fã dos jogos da Naughty Dog, terá contribuído para o sucesso da sua participação no jogo, embora o trabalho no estúdio, naqueles moldes, fosse uma descoberta.
Sim, eu chamo-me Ashley Johnson e desempenho o papel de Ellie em The Last of Us e participei também na gravação de voz e captura de movimentos para a personagem.
Esta é a primeira vez que eu participo num videojogo. Já fiz alguns trabalhos através da gravação de voz, mas nunca estive num videojogo, nem cheguei a fazer captura de movimentos, o que faz desta uma experiência muito diferente.
Eu penso que actualmente os jogos são criados com recurso às capturas em movimento e a diferença entre esse recurso e a gravação de um filme está, por exemplo, na ausência dos cenários habituais, tens de vestir estes fatos estranhos, com os quais se procede à captura dos movimentos, tens de imaginar o ambiente à tua volta porque não está lá nada. No essencial são essas as diferenças.
Sim, eu já era uma grande fã da Naughty Dog devido à série Uncharted. Quando fiz a audição para The Last of Us e soube que a Naughty Dog era a produtora eu quis mesmo fazer parte, porque adoro os jogos que eles fazem.
Depois, quando entrámos na fase de produção, comecei a ir para o estúdio e a conhecer todas as pessoas envolvidas. A primeira semana de gravação foi contagiante, com um trabalho muito enérgico daquelas fantásticas pessoas e, no final, não posso esconder os elogios à Naughty Dog.
Bom, nós não fizemos mais gravações. Eles trabalharam em vários aspectos do jogo mas no que respeita às gravações áudio, não regravamos.
Na versão remasterizada eles adicionaram muitas coisas. Há um comentário com Neil Druckmann, Troy Baker e eu, onde observamos "cut-scenes" e cinemáticas, e conversamos sobre isso. É algo que nós adicionamos para a versão da PS4.
O Troy é espantoso, é um actor muito talentoso e, obviamente, já participou em imensos jogos. Ao longo dos dois anos que trabalhamos no jogo ele é quase como família para mim. Aprendi muito com ele e de certa maneira isso afectou a forma como desempenhamos o papel das personagens.
Joel e Ellie têm de ter aquela conexão durante o jogo, pois de outra forma não funcionava.
Bem, agora que penso melhor nisso. Nós começamos a trabalhar no jogo em 2010, o que é muito perto de três anos. Eu sei que já estava em desenvolvimento pela Naughty Dog alguns anos antes mas a minha participação esteve muito perto dos três anos.
"Eu teria gostado do jogo mesmo que não estivesse nele."
Sim, também jogo outros videojogos.
Foi bom. Eu teria gostado do jogo mesmo que não estivesse nele. Foi um pouco estranho ao jogá-lo, porque de certo modo não é a minha imagem, apenas os movimentos e a voz, o que torna a experiência interessante e estranha. Mas de um modo geral eu adoro o jogo e gosto de jogar.