Entrevista FIFA 10
David Rutter, Produtor principal.
Foi durante a tarde do primeiro dia da E3, que tivemos a oportunidade de conversar um pouco com David Rutter, Produtor de FIFA 10.
O nosso principal objectivo, foi tentar perceber o quanto mudou FIFA desde a sua última versão, e sobre as novas funcionalidades presentes em FIFA 10. David Rutter foi peremptório, afirmando que a nível gráfico pouco mudou, mas que as mudanças efectuadas são suficientes para conquistar novamente o público.
Fiquem então com a entrevista na sua íntegra.
De nada. É sempre um prazer.
Na verdade ainda não posso falar muito sobre o online. Mas sim, podermos jogar 10 contra 10 foi um enorme sucesso, e a nossa equipa está empenhada em redefinir e inovar o modo online, pois recebemos um enorme feedback do público, e por isso esperamos incluir muitas dessas coisas.
Bem, ainda não posso falar sobre isso.
O jogo, é graficamente, praticamente igual na PS3 e Xbox 360, não construímos um motor de jogo novo, melhorámos o actual, pois investimos imenso tempo em produzir o anterior e em melhorá-lo. As melhorias foram principalmente nos efeitos de luz, e shaders.
Estamos a trabalhar em três coisas. Redefinir o jogo, responder correctamente ao feedback dos jogadores e inovar. Queremos muito dar aos jogadores o jogo que eles tanto anseiam. Portanto sobre redefinir o jogo e responder a todos os pedidos dos jogadores, estamos a usar 70% do nosso tempo a polir o jogo. Por isso temos já um bom jogo, onde conseguimos eliminar todas as frustrações da jogabilidade. Na verdade, existem duas coisas que retirámos do feedback. A frustração, ou seja, coisas que os jogadores não gostam em FIFA e coisas que eles gostariam de ver no jogo. Este ano no modo de treino poderás fazer os jogos como quiseres, como por exemplo teres 11 contra 4, ou por exemplo praticares os livres e cantos com essa opção. Outra das criticas que recebemos dos nossos fãs foi sobre o Manager Mode, onde esperamos implementar uma maior inovação, realismo nas transferências, progressão dos jogadores. Melhorámos também o drible, onde agora temos um drible em 360º, muito mais suave a virar. Podemos também jogar muito melhor em locais mais apertados, pois existe uma maior sensibilidade no toque da bola e nas mudanças de direcção. A IA também está melhor, os defesas são mais fortes e têm um melhor posicionamento em campo.(David deu um exemplo onde um defesa compensa a falta de um colega trocando de lugar com ele).
Nem tudo. Serão mantidas algumas coisas do teu perfil, mas não podemos usar o mesmo jogador que criámos. Sobre o Ultimate Team, ainda não podemos falar o que iremos fazer, mas temos planos para podermos ter opção de cruzar os dois jogos. Ultimate Team foi um sucesso, e certamente que iremos fazer algo parecido no futuro.
Ainda é muito cedo para falarmos sobre isso. Ainda estamos no início do ano.
De nada.