UFC 5 - O Frostbite permitiu um fenomenal aumento na qualidade
Captura minuciosa de detalhes e tecnologias superiores.
UFC 5 marca o regresso da série da EA Sports após uma paragem de 3 anos, com uma nova energia e vigor patrocinados pela passagem para o Frostbite. A equipa de UFC na EA Sports tomou algumas decisões importantes para o desenvolvimento deste jogo e a recompensa chegou na forma de novas tecnologias que aumentam a qualidade geral e o nível de realismo.
Tive a oportunidade de falar disso na análise da UFC 5 e graças à oportunidade para conversar com Nate McDonald, produtor principal em UFC5, fomos capazes de saber ainda mais sobre o processo de desenvolvimento. Tendo em conta a qualidade visual e os sistemas que existem como suporte no Frostbite, o que se passa nos bastidores e fora do alcance da nossa vista, o foco da conversa focou-se no uso do motor de jogo.
McDonald falou-nos sobre grandes saltos na qualidade gráfica, em novas tecnologias já existentes que combinaram na perfeição com UFC e ainda sobre o trabalho das diversas equipas para fazer de UFC 5 o maior salto jamais visto entre jogos da série. Grande parte disso está relacionada com o uso do Frostbite, mas McDonald partilhou imensas curiosidades sobre o processo de desenvolvimento.
Eurogamer Portugal: Em UFC 5, transitaram do Ignite para o Frostibe. O que nos pode dizer desta decisão?
Nate McDonald, produtor principal em UFC5: Sabíamos que a tecnologia na qual construímos o nosso jogo precisava de melhorias significativas para entregar detalhe, dinâmicas e profundidade sem paralelo, mais do que qualquer outro UFC que veio antes. Olhámos para outros produtos dentro da EA Sports e a sua jornada para o Frostbite, e também para outras equipas na EA que usaram outros motores, para ter a certeza que tínhamos total compreensão dos benefícios e contras de permanecer no Ignite e o atualizar, migrar para o Frostbite ou passar para um motor de terceiros.
Tornou-se óbvio com os contínuos investimentos no Frostbite e jogos de desporto no Frostbite que alcançaríamos um percurso acelerado para esses elementos principais que queríamos entregar aos nossos jogadores. Apesar do Frostbite ter sido inicialmente desenvolvido como um motor FPS, as suas capacidades cresceram imenso e com FC desenvolvido no Frostbite desde 2017, tornou-se óbvia a escolha para a nossa equipa.
Muitas equipas estão a usar o Unreal Engine 5, até equipas da EA, pensaram nisso?
Outros motores de jogo fizeram parte da avaliação quando olhámos para o que nos permitiria entregar a melhor experiência para os nossos jogadores UFC. Ao passar para o Frostbite, podemos tirar partido de várias formas da escala da EA Sports e do contínuo esforço e investimento no motor. Como muitos jogos EA Sports correm no Frostbite, estas experiências partilhadas permitem-nos desenvolver mais rapidamente e com maior eficácia funcionalidades e ao mesmo tempo manter a nossa própria identidade.
Na parceria com a equipa Frostbite e outras equipas de desporto, podemos melhorar tecnologias como shading de pele, métodos de iluminação e cadências cinemáticas para entregar mais rapidamente funcionalidades e com maior nível detalhe do que antes.
UFC 5 apresenta um elevado nível de detalhe, especialmente nos lutadores. Existem tecnologias novas que foram usadas para alcançar esta sensacional qualidade visual?
Com o UFC 5 no Frostbite, juntamos muitas tecnologias novas ou melhoradas para ajudar a criar os melhores lutadores jamais apresentados aos nossos jogadores num jogo UFC. Body Builder com Shapeshifter, tecnologia de personagem que permite aos nossos artistas "esculpir" e capturar o corpo de um lutador com maior detalhe do que antes.
Nova tecnologia de dano em todo o corpo, tecnologia de dano totalmente nova para UFC 5 com vários estados de dano, incluindo sangue, cortes, nódoas e inchaços. Com este sistema, conseguimos criar mais de 64 mil variações de dano nos nossos lutadores. Shaders de lobo duplos, shader que nos permite controlar vários níveis de pele e detalhe para suor e brilho para criar uma maior sensação de realismo.
Cabelo por fios, implementado para espantosa fidelidade e realismo visual nos cabelos, que também consegue movimento extremamente realista. EA Cloth para as roupas e ondas faciais. UFC 4 usava menos de metade das capacidades que o EA Cloth no motor Ignite. Assim que UFC 5 passou para o Frostbite, permitiu-nos usar 100% dos parâmetros de Cloth, o que aumenta a fidelidade e credibilidade do movimento dos lutadores.
Micro detalhes e Micro Oclusão do Frostbite, que permitiu à nossa equipa de arte aprofundar os detalhes, tal como as costuras nos tecidos e poros de pel, para dar maior detalhe do que nunca aos lutadores. FaceRig, nova tecnologia de animação facial que permite aos animadores capturar expressões faciais mais realistas.
Passar para o Frostbite permitiu que estas novas tecnologias funcionem em harmonia para criar os lutadores mais realistas e autênticos que já apresentamos aos nossos jogadores.
Jogos EA Sports como Madden 24 e FC 24 usam tecnologias como FieldSense, Sapien e Hypermotion V para movimentos e animações mais realistas. Usaram alguma delas no novo UFC 5?
Apesar de UFC 5 não usar FieldSense, Sapien ou Hypermotion V, a nossa equipa de programadores e animadores olham continuamente para o uso da melhor tecnologia para entregar as funcionalidades que tornam UFC 5 único, dinâmico e autêntico.
UFC 5 tem sistemas próprios, tais como Procedural Animation, usada para os nossos lutadores se movimentarem com a melhor das qualidades nos jogos de desporto. A nossa combinação personalizada de tecnologias e processos, tais como Relative IK, Strike IK, Full Body Animation Blending, Pose-Trajection-Matching, Pose Driven Rag Doll, Scenario System Interaction Alignment e Rally System Interaction Alignment, funcionam todas em harmonia para entregar um mecanismo de controlo relativamente simples para os nossos jogadores a partir de um conjunto de dados altamente complexo.
A equipa gameplay estabelece um padrão elevado e eleva constantemente o padrão para a série EA SPORTS UFC.
A iluminação em particular está fantástica em UFC 5, o que nos pode dizer sobre isto?
Ao passar para o Frostbite, somos capazes de avaliar a abordagem unificada do motor para iluminação e renderização com base nas físicas. O nosso objetivo para UFC 5 foi ter a iluminação o mais dinâmica possível para aumentar a imersão do jogador na experiência de um evento UFC ao vivo. Desde as entradas dos lutadores até às lutas, a equipa de iluminação foi capaz de animar e afinar dinamicamente a iluminação com o conjunto de ferramentas do Frostbite.
Esta abordagem unificada à iluminação deu aos artistas da iluminação a capacidade de criar um aspecto holístico às cenas e recintos. Em anteriores jogos EA Sports UFC, reflexos e iluminação direta, indireta e especular vinham das fontes de luz com vários níveis de energia. Em UFC 5, toda a iluminação vem das mesmas fontes e influenciam-se umas às outras, assegurando que temos energia fiel e consistente da luz nos recintos e cenas.
Com a adição de cabelo por fios e novos shaders para ele e olhos nos nossos lutadores, e a meticulosa atenção aos detalhes numa luta UFC, a nossa equipa de iluminação foi capaz de criar experiências inspiradoras em UFC 5 com o "Máximo de Realismo!"
O nível de detalhe nos lutadores é simplesmente espetacular, como foi o processo de os recriar no jogo?
A nossa equipa de artistas com talento de classe mundial segue um processo meticuloso para capturar o aspecto e detalhes realistas dos lutadores UFC, para assegurar que os lutadores estão realistas o máximo possível.
Este processo começa por reunir imagens referência de alta qualidade da UFC. Depois, usamos software da EA para capturar a semelhança dos lutadores a partir das imagens de referência. A partir daí, os artistas seguem um processo único e detalhado de esculpir a cabeça, seguido de processo de esculpir o corpo e assegurar que detalhes como tatuagens estão o mais fieis o possível, se o lutador criado tem alguma. Por fim, os artistas asseguram que o detalhe dos cabelos é recriado com o mais recente estilo de cabelo que o lutador usou num combate.
A cada um destes passos, os nossos talentosos artistas regressam à nossa referência para capturar e criar minuciosamente todos os detalhes dos lutadores UFC, da cabeça aos pés.
De que formas, se é que foi, útil para a equipa desenvolver apenas para a PS5 e Xbox Series?
Foi útil, especialmente porque conseguimos focar toda a equipa em passar a tecnologia para o jogo do Ignite para o Frostbite, ao invés de manter duas tecnologias separadas se tivéssemos de permanecer na anterior geração. Com este foco, conseguimos redobrar os esforços o máximo possível para melhorar os visuais em todo o produto de uma forma significativa, que nos permitiu entregar uma grande diferenciação com o Real Impact System.
Isto também permitiu à equipa focar-se totalmente em como tirar o máximo do poder extra de processamento que as consolas de atual geração permitem, o que nos permitir colocar o jogo a 60fps no gameplay com maior facilidade do que quando o tentamos fazer na geração anterior.
Qual a coisa mais importante que ocorre em segundo plano e que os jogadores nem sequer vêm, mas na qual o Frostbite faz uma enorme diferença?
Passar para o Frostbite deu a UFC 5 uma enorme vantagem sobre o motor Ignite, a começar com a pura quantidade de funcionalidades para iluminação, sombras e renderização com suporte Frostbite. Ao usar colaborações e parcerias com a Frostbite e outras equipas dentro da EA, conseguimos continuar a ir mais além na iluminação e renderização, incluindo funcionalidades como dual-lobe shading, micro shading, oclusão especular e deformação avançada de misturas.
Além disso, o Frostbite está desenhado para dar poder aos criadores de conteúdo, o que permite aos artistas e designers mudar rapidamente com grande qualidade. Por exemplo, com o Frostbite conseguimos criar as nossas inovadoras repetições cinemáticas de nocaute e ramificar rapidamente para alcançar a nossa experiência final. Por esses motivos, o Frostbite permitiu às equipas de arte, renderização e design criar arte e experiências gameplay inspiradoras para os nossos jogadores UFC 5.
Qual foi a maior melhoria em termos de tecnologia, ao passar de UFC 4 para UFC 5?
É difícil escolher apenas uma só melhoria técnica neste jogo UFC. Existem tantas melhorias pelo todo, no entanto, muitas das melhorias derivam da nossa transição do Ignite para o Frostbite. O Frostbite permitiu a praticamente todas as pessoas na equipa trabalhar com maior eficiência ao desenvolver funcionalidades e melhorar todas as facetas do jogo.
Sabíamos que este jogo seria um desafio pois trocar de motor de jogo não é tarefa fácil, mas preparou a equipa para continuar a construir sobre a fundação estabelecida e entregar experiências UFC atrativas agora e no futuro.