Epic defende DLC antes do lançamento
"Tens que preparar, planear e gerir os teus recursos."
Uma das controvérsias que surgiu nesta geração de consolas e que alguns jogadores são contra, é a produção de DLC antes do lançamento de um jogo.
A Epic Games, uma das produtoras que usa esse método, veio-se defender aclamando que é preciso um planeamento correto dos DLC.
"O que as pessoas precisam de perceber é que os conteúdos adicionais necessitam de ser planeados," disse Rod Fergusson, o produtor de Gears of War 3, à revista Game Informer. Cliff Blesinski, o diretor de design na Epic, acrescentou "Não levantas uma pedra e dizes, 'ei, estão aqui novos níveis!'".
"Existem pessoas que pensam que os DLC começam a ser produzidos depois do dia do lançamento do jogo. Não é assim que as coisas funcionam," continuou Fergusson. "Tens que preparar, planear e gerir os teus recursos para os DLC."
Para a Epic, os DLC não servem para lançar aquilo que sobrou da produção do jogo. Pelo contrário, os DLC servem para manter o jogo dentro das consolas do jogador e para combater o mercado dos jogos usados.
Antes do lançamento de Gears of War 3, a Epic já tinha planeado o lançamento de vários DLC.