Passar para o conteúdo principal

Epic fala sobre a evolução dos gráficos

Serão iguais ao cinema dentro de 10 anos.

Tim Sweeney, um dos dirigentes da Epic Games, acredita que os gráficos dos jogos serão iguais aos resultados das produções atuais de Hollywood dentro de 10 anos. No entanto no que toca à inteligência artificial a evolução não parece ser tão grande.

Para Sweeney atingir esse nível gráfico é um objectivo crucial para o futuro dos videojogos em conjunto com a melhoria da inteligência artificial, sendo esses "os dois principais objectivos dos jogos num futuro a muito longo prazo."

"O primeiro é atingir gráficos com a qualidade dos filmes e pixeis de qualidade cinematográfica no ecrã, o que implica que não haja cintilação, que não surjam do nada objectos no ecrã," e eliminar, definitivamente, toda a imperfeição visual na geração de polígonos, contacto entre eles, etc.

"Acredito que isso vá acontecer dentro dos próximos dez anos," uma vez que se trata apenas "de uma questão de força bruta a nível de potência de computação."

O outro objectivo é a "simulação dos personagens jogáveis, inteligência artificial, diálogos entre personagens, esses não serão verdadeiros problemas de força bruta," assinalou ele. São uma questão, isso sim, de "algoritmos cada vez mais complexos e da simulação da inteligência humana. Não sei quando é que estes problemas serão resolvidos. Mas tenho a certeza que não será nos próximos dez anos."

"Talvez até nem possam ser resolvidos durante o tempo que falta da minha vida, pois são problemas que requerem um entendimento sobre o funcionamento do cérebro humano para tentar simulá-lo com diferentes graus de precisão," referiu Sweeney em conversa com o IGN.

Lê também