Epic Games atinge estabilidade financeira após reestruturação
Com recordes no Fortnite e Epic Games Store.
Após um período complicado, a Epic Games anunciou que está numa posição financeira estável, de acordo com o CEO Tim Sweeney. Em 2023, a empresa passou por dificuldades financeiras que culminaram com a dispensa de mais de 800 funcionários e a venda do Bandcamp, plataforma anteriormente adquirida pela empresa. Para além disso, a Epic teve de enfrentar dispendiosas batalhas legais, incluindo disputas com a Apple e a Google. Estes fatores colocaram a empresa numa situação de necessidade urgente de reduzir custos e reorganizar as suas operações.
No entanto, durante o evento Unreal Fest 2024, Sweeney declarou que a empresa tinha conseguido corrigir o rumo e estabilizar as suas finanças. Entre os destaques estão os números recordes alcançados por Fortnite, que chegou a 110 milhões de utilizadores ativos mensais, e o crescimento expressivo da Epic Games Store, com 70 milhões de utilizadores activos em setembro de 2024. Estas metas foram atribuídas a uma série de atualizações do jogo, como a introdução de novos e populares conteúdos, bem como aos incentivos oferecidos às produtoras na plataforma.
Para além da recuperação financeira, a Epic Games continua a investir nas suas infra-estruturas e serviços, oferecendo, por exemplo, uma redução nas taxas de royalties do Unreal Engine para as produtoras que lançam os seus jogos na Epic Games Store, o que poderá atrair mais estúdios para a plataforma.
A empresa pretende equilibrar o crescimento com uma maior sustentabilidade financeira. No entanto, o processo de reestruturação teve um custo elevado, incluindo despedimentos e a venda de ativos.