Epic Games vai cobrar pelo Unreal Engine fora do ramo dos videojogos
Mudanças a caminho.
O Unreal Engine é uma das plataformas de criação de videojogos mais famosas e populares da atualidade, criada pela dona do Fortnite: a Epic Games.
No entanto, parece que a Epic vai começar a cobrar pelo Unreal Engine fora do ramo dos videojogos. De acordo com o VGC, atualmente, o UE é gratuito mas a empresa obtém 5% de royalties quando os jogos ultrapassam a marca de 1 milhão de dólares.
No entanto, o motor é usado fora do ramo dos videojogos, como na manufatura, e como muitos desses usos não resultam em royalties de videojogos, a Epic não ganha dinheiro com esses utilizadores.
Assim sendo, Tim Sweeney, CEO da Epic, anunciou algumas mudanças a nível da faturação do Unreal Engine. No próximo ano, o motor mudará para um modelo de licenciamento no qual as empresas pagam uma licença para cada funcionário que o utiliza, semelhante aos produtos Adobe. Claro está, isto apenas fora do ramo dos videojogos.
“Temos um motor que é totalmente gratuito para qualquer pessoa usar, mas se nunca crias um produto que rende royalties, nunca pagas dinheiro nenhum”, explicou Sweeney.
“E isso não afeta os produtores de jogos, mas uma das coisas que vamos mudar no próximo ano é que em outros setores além do desenvolvimento de jogos, como a indústria automobilística e assim por diante, vamos mudar para um modelo de licenciamento de software empresarial baseado no Unreal Engine.", continua.
Por fim, Sweeney afirma ainda que não tem mais nada para anunciar, mas queria deixar tudo isto claro para fins de transparência.