Passar para o conteúdo principal

Episódio de Simpsons com críticas à China removido do Disney+, em Hong Kong

Crianças a produzir smartphones.

A Disney removeu do Disney+ em Hong Kong um episódio dos The Simpsons no qual são feitos comentários que podem ser considerados críticas ao país e com potencial para gerar polémica.

O episódio "One Angry Lisa" da temporada 34 de The Simpsons foi removido do serviço de streaming em Hong Kong devido à fala, "Olhem para as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalho forçado onde crianças criam smartphones."

No entanto, segundo avança o Financial Times, as leis de censura na China não se aplicam aos serviços de streaming. Isto sugere que foi a própria Disney a decidir remover o episódio para evitar problemas com o governo chinês e impedir possíveis repercussões para os seus negócios, desde os parques de diversão a estreias nos cinemas como Ant-Man and the Wasp: Quantumania.

Esta não é a primeira vez que a Disney remove um episódio de The Simpsons por satirizar as autoridades chinesas. Em 2021, o episódio "Goo Goo Gai Pan" da temporada 16 da série foi removido em Hong Kong, devido a uma referência ao massacre na Praça Tiananmen.

De acordo com a lei chinesa, as referências aos eventos na Praça Tiananmen são um crime que pode resultar em pena de prisão.

Lê também