Equipa de Dustborn recebeu ameaças de morte
Não o consideram um flop.
Ragnar Tørnquist da Red Thread Games decidiu falar sobre a receção a Dustborn, jogo descrito como um flop na internet e responsável por diversas ameaças de morte a alguns dos 16 membros do estúdio indie.
Dustborn exibe atualmente uma média de 68 no Metacritic, o que parece Ragnar não soa muito mal, uma vez que a sua surpresa foi para o ódio e teorias da conspiração que surgiram com a sua chegada.
“Podes facilmente ignorar o que é dito nos fóruns ou na X. Os emails já são outra coisa, mas receber mensagens de texto nas quais alguém te deseja a morte é perturbador,” respondeu numa recente entrevista.
Para a Red Thread Games, o pior são as mentiras que estão a ser espalhadas na internet, em locais como o Youtube, sem conseguirem fazer nada contra isso. O seu propósito, assegura, é fazer jogos fora da caixa, com personagens que se diferenciam, e por isso já esperavam alguma crítica. No entanto, lidar com intenso ódio de pessoas que nem sequer jogaram Dustborn é algo para o qual não estavam preparados.
Ragnar diz que agradecem críticas construtivas, mas ódio e ameaças de morte a membros da equipa é algo diferente, difícil de digerir. Especialmente porque não queriam provocar ninguém, mesmo sabendo que a temática política daria que falar. Sobre o uso de pronomes, sabiam que iria dar que falar, mas o jogo é focado principalmente na linguagem e na relação entre pessoas, não em política.
Dustborn tem, de acordo com Ragnar, muita sátira, foi inspirado pelas bandas desenhadas, e não se leva muito a sério, é uma realidade alternativa, explica Ragnar, criada para efeito cómico e com muita pimenta à mistura.
Para piorar as coisas, a mensagem a pedir respeito não resultou e o silêncio também não. Ragnar diz que “parece que as pessoas distorcem tudo o que dizemos com malícia”, incluindo comentários que o descrevem como flop que ninguém joga.
“Dustborn não é um flop. O jogo recebeu críticas mistas, mas também muito feedback positivo. Quem o joga parece gostar dele. Dustborn não está a vender tanto quanto gostaríamos, mas estamos orgulhosos dele e pensamos que é um bom jogo.”
“Mesmo que não seja um sucesso imediato, vendeu muito mais do que as pessoas online estão a dizer, isso eu posso dizer,” acrescentou.