Passar para o conteúdo principal

Equipa de preservação da PlayStation não se dedicará à emulação

Objetivo é preservar jogos para o futuro.

No início da semana, o perfil LinkedIn de Garrett Fredley deu muito que falar pois anunciou que este Engenheiro de Construção Sénior entrou para uma nova equipa de preservação de jogos na PlayStation.

Gerou-se rapidamente a especulação que Fredley está a liderar uma nova equipa que se dedicará a recuperar e preservar jogos de anteriores gerações para as mais recentes plataformas e que isto era mais um indicador de esforços na emulação por parte da PlayStation.

No entanto, Fredley percebeu que o seu perfil LinkedIn se tornou notícia em todo o mundo e decidiu partilhar alguns detalhes do seu trabalho para esclarecer as dúvidas.

Ao invés de mais clássicos no PS Plus Premium, Fredley explica que o seu trabalho não está relacionado com a emulação de clássicos, mas sim preservar todo o tipo de jogos para fácil acesso daqui a diversos anos.

Fredley desempenhará o mesmo trabalho que realizava na Electronic Arts, onde trabalhou para assegurar que todos os aspectos de qualquer jogo e da sua criação são arquivados de forma eficaz e preservados num estado a partir do qual podem ser restaurados para recuperação no futuro.

O próprio diz nem saber se trabalhará com emulação e que o seu trabalho é preservar todos os jogos, para fácil acesso no futuro. Isto sugere que o seu trabalho é preservar jogos que ainda estão em desenvolvimento, incluindo jogos PS5, para no futuro a Sony os recuperar com facilidade.

Lê também