Equipas internas da Nintendo estão a par dos grandes estúdios Ocidentais
Shigeru Miyamoto revela a confiança no talento interno.
Numa recente reunião com os investidores da Nintendo, Shigeru Miyamoto, uma das maiores lendas da indústria dos videojogos, revelou toda a sua confiança pelas equipas de desenvolvimento internas da Nintendo, e como estas estão a par dos melhores estúdios ocidentais do momento.
Enquanto muitos afirmam que os estúdios Japoneses ficaram para trás ao longo da última década, e não mais sentimos o domínio quase total das grandes casas nipónicas, Miyamoto afirma que a situação está novamente a mudar, e que dentro da Nintendo, existe talento que domina por completo as tecnologias de topo mais recentes.
"Apesar de frequentemente dizerem que os programadores de videojogos na América do Norte e Europa têm habilidades superiores às dos programadores Japoneses, no que diz respeito às técnicas de desenvolvimento de jogos, os programadores de jogos da Nintendo dominam as tecnologias de topo tais como o Unreal Engine, e as suas capacidades podem agora ser comparadas às desses programadores Ocidentais. Os nosos programadores estão mais entusiasmados do que nunca para criar software."
No entanto, Miyamoto não referiu que as equipas internas da Nintendo estão a utilizar o Unreal Engine ou o Unity para criar jogos, mas Shinya Takahashi, CEO da Nintendo, referiu que ao dominar esses motores, a companhia está a abrir as portas para que mais estúdios possam criar jogos para a Switch.
"Para as nossas plataformas anteriores, a maior prioridade era criar as nossas ferramentas de desenvolvimento. No entanto, desde o início do desenvolvimento da Nintendo Switch que o nosso alvo é criar um ambiente no qual uma variedade de diferentes estúdios sejam capazes de desenvolver facilmente jogos compatíveis, tornando-os compatíveis com o Unreal ou o Unity e com as nossas ferramentas. Como resultado, até mesmo companhias com poucos programadores já começaram a criar jogos para a Nintendo Switch."
Será que as declarações de Miyamoto sobre a confiança dos seus programadores para utilizar outros motores significa que no futuro a Nintendo os poderá utilizar?