Passar para o conteúdo principal

Escolhas dos Leitores 2022 - 10 ao 6

Será que 2022 foi mesmo um ano "mais calmo"?

Parece mentira mas já passou mais um ano, e após a pandemia COVID-19 abanar por completo as nossas vidas, sabemos que a noção do tempo ficou distorcida, a nossa paixão pelos videojogos ficou maior do que nunca. Ao longo desses meses, o nosso adorado passatempo manteve-nos entretidos e distraídos de um mundo bizarro e desconhecido.

Este atual ano de 2022 também começou com a pandemia, entre outros momentos marcantes e trágicos, mas sempre com os videojogos para nos acompanhar e ajudar a distrair a mente ao fornecer um escape para outros mundos. É pela sua importância nas nossas vidas, pelo gosto e encanto que nos trazem, que os queremos celebrar novamente contigo.

Devido a imprevistos, não conseguimos apresentar o formato tradicional, com os habituais comentários da comunidade e por isso pedimos desculpa. Sabemos o quão importante é para a comunidade participar nesta votação e também gostamos de ler os comentários dos que dedicam um tempinho a partilhar um pouco mais de si.

Tal como aconteceu contigo, também nós aqui na equipa do Eurogamer Portugal passamos por momentos menos bons, tivemos dramas familiares e momentos que questionaram a nossa sanidade. A todos os que nos acompanham e de alguma forma ajudam a alimentar a comunidade, o nosso obrigado. Também te queremos agradecer pelo voto e contributo, é uma das nossas partes favoritas do final de cada ano e o vosso apoio ajuda-nos a continuar.

Num ano de adiamentos e algumas desilusões, 2022 ficará marcado por fenómenos como Elden Ring, mas também por recordes batidos por jogos como God of War: Ragnarok, Splatoon 3 e Pokémon Scarlet/Violet, que nos mostraram como esta indústria está de boa saúde. Dito isto, vamos à terceira parte da lista de jogos do ano votados por ti.

Caso estejas interessado, eis as anteriores votações:

10. The Last of Us Part I

  • Estúdio: Naughty Dog
  • Editora: PlayStation Studios
  • Plataformas: PS5 (brevemente no PC)
  • Página do jogo

O que dissemos na nossa análise: Para culminar este meu regresso ao videojogo que mais gostei em todo o historial da PlayStation, terei que chegar a um veredicto, ao qual não foi fácil. A indecisão esteve sempre presente durante esta nova viagem, que me fez regressar e sentir como nunca os sentimentos transmitidos pelas personagens trabalhadas a rigor pelos programadores. Confesso que me emocionei em momentos já conhecidos, de tão boa que é esta adaptação, em criar realismo nas expressões faciais e nunca os diálogos estiveram em tão boa sintonia com as emoções apresentadas. É um marco importante e só espero que a terceira incursão esteja a caminho. É um Recomendado sólido que apenas não é elevado ao patamar superior devido a pormenores, como a ausência do modo Fações e não superar TLOU Parte 2 em termos visuais, estava à espera de um salto muito mais evidente, talvez em TLOU Parte 3?

Ver no Youtube

9. Gran Turismo 7

  • Estúdio: Polyphony Digital
  • Editora: PlayStation Studios
  • Plataformas: PS5, PS4
  • Página do jogo

O que dissemos na nossa análise: Gran Turismo 7 é um hino ao mundo automobilístico e amado por milhões de aficionados. É impossível não ficarmos apaixonados por esta compilação de tudo o que a Polyphony Digital tem vindo a desenvolver ao longo destes 25 anos. Estamos perante uma requintada viajam ao mundo automobilístico através de genuínas aulas de história, conseguindo ainda reunir ícones do passado, seja em pistas como Trial Mountain, Deep Forest ou High Speed Ring, ou em regressos a nível de personalizações e opções. São quebradas fronteiras e vai mais além nas suas ambições. É criado um clássico que perdurará por muito tempo e será a referência a bater na linha da meta.

Ver no Youtube

8. Pokémon Legends: Arceus

  • Estúdio: Game Freak
  • Editora: Nintendo
  • Plataformas: Nintendo Switch
  • Página do jogo

O que dissemos na nossa análise: Mas o resto do jogo é tão bom que, ultimamente, não queres saber. Pokémon Legends Arceus apresenta a fórmula que é o futuro da saga. Não há volta a dar. Há muitas mudanças e novidades positivas que vão agradar a toda a gente, sejam fãs de longa data, sejam novos jogadores. A identidade da série, treinar e capturar Pokémon, não foi descartada, pelo contrário, ganhou ainda maior destaque. Esta é a mega evolução que Pokémon estava a precisar e vais querer capturá-los a todos novamente.

Ver no Youtube

7. Call of Duty: Modern Warfare II

  • Estúdio: Infinity Ward
  • Editora: Activision Blizzard
  • Plataformas: PS5, Xbox Series, PS4, Xbox One e PC
  • Página do jogo

O que dissemos na nossa análise: Não consigo recomendar Call of Duty: Modern Warfare II nem ao meu pior inimigo, penso que não tenho nenhum, mas fica aqui a ideia. Este shooter arcade tem vindo a ser despido da sua diversão, que foi a base para o sucesso inicial e que o catapultou para este patamar universal de popularidade e enormes conquistas financeiras. Aceito e dou valor a quem retira diversão do estado atual da franquia, mas sinceramente, a implementação de há uns anos para cá de um sistema artificial de manipulação da nossa prestação nas partidas destruiu a satisfação de jogar o multijogador de Call of Duty. Falo claro do agressivo SBMM, aliado a enormes problemas técnicos em sintonia com alterações aos Perks, mapas, progressão das armas e Attachments, funcionalidades ausentes e até o esquecido modo Zombies. Está mesmo a precisar de umas merecidas férias para reflexão, ou não, os dados financeiros contradizem muitos dos meus argumentos.

Ver no Youtube

6. Stray

  • Estúdio: BlueTwelve Studio
  • Editora: Annapurna Interactive
  • Plataformas: PS5, PS4 e PC
  • Página do jogo

O que dissemos na nossa análise: Apesar da curta duração, podes acabar Stray em pouco mais de 4 horas, este é um daqueles jogos em que o valor da jornada é largamente superior ao tempo que demoras a chegar ao final. O prémio está em percorrer o caminho e não cruzar a meta, é algo que a BlueTwelve conseguiu realizar em pleno. Além da especificidade de jogar com um felino cujos controlos transmitem uma boa sensação, Stray conquista com a sua sensacional atmosfera, o néon ilumina uma cidade desolada e forma um contraste de alto teor artístico.

Ver no Youtube

Lê também