eSports nos Jogos Olímpicos em 2020?
A IeSF está em conversações com o Comité Olímpico.
Segundo avançado pela Internacional e-Sports Federation (IeSF), organização Sul Coreana, os eSports poderão tornar-se numa modalidade Olímpica nos Jogos Olímpicos de 2020.
A organização diz estar em conversações com o Comité Olímpico Internacional (COI) sobre o processo e os passos necessários para permitir que os eSports sejam reconhecidos como desporto Olímpico.
Foi a 19 de Fevereiro que a IeSF submeteu o pedido ao COI para obter informações sobre como fazer com que os videojogos competitivos sejam reconhecidos como parte dos Jogos Olímpicos. A resposta chegou no dia 8 de Abril e a IeSF diz que irá providenciar toda a papelada e material necessário para a avaliação do COI.
David Lim, secretário geral da IeSF, disse que a avaliação será feita em Dezembro e que é preciso submeter informação básica, popularidade, historial e tradição, universalidade, governo e desenvolvimento do desporto.
Já no início de Abril foi avançado que o governo Britânico está a apoiar o International eGames Committee (IeGC), organização não lucrativa, para em colaboração com o COI organizar um evento eSports em paralelo com os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Este evento contará com equipas do Brasil, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, sendo ainda desconhecido se mais equipas de outros países vão aderir.