Esquema de DavidGyt exposto em reportagem da TVI
O Conto do Vigário.
David Soares, mais conhecido online como DavidGyt, foi alvo de uma grande reportagem da TVI que expõe o esquema montado através de várias empresas e acordos com corretoras para lucrar com as enormes perdas dos seus seguidores.
"O Conto do Vigário" estreou ontem e trouxe para a televisão nacional uma problemática que já vinha a ser discutida online há várias semanas. Tudo começou quando o youtuber Windoh lançou um curso de criptomoedas, mas depois a controvérsia rapidamente se propagou para outros influenciadores.
O dinheiro para os grandes carros não vinha dos investimentos, mas dos clientes angariados para a corretora BDSwiss
A reportagem da TVI mostra como DavidGyt recorria à ostentação de supercarros como BMWs, McLarens e Lamborghinis para aliciar os seus seguidores a entrar no seu esquema que prometia dinheiro fácil. Tudo o que pedia era um investimento inicial de 350 euros na corretora BDSwiss.
Apesar de prometer grandes percentagens de lucro e afirmar que acertava a esmagadora maioria das apostas, muitos dos que investiram para poder fazer parte do seu grupo privado Global Youth Trading - que mais tarde se converteu em WeVesting - acabaram por perder mais de 350 euros devido ao encorajamento para fazer alavancagens muito acima do que seria seguro.
Por cada cliente angariado para a BDSwiss, receberia valores a rondar os 500 euros por cada graças a um acordo celebrado com a corretora. Seguindo os concelhos de David, os clientes perdiam muito mais do que os 350 euros de investimento inicial, transformando-se num negócio lucrativo baseado em enganos e falsas promessas.
DavidGyt está a ser investigado pela CMVM e Ministério Público
Estima-se que David Soares tenha ganho pelo menos 2.5 milhões de euros através do seu esquema. Nas mensagens trocadas com seguidores interessados nas redes sociais fazia-se passar por trader profissional, o que não era verdade. Neste momento encontra-se a ser investigado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e pelo Ministério Público.
Todos os lesados por este esquema de David Soares estão a ser encorajados a prestarem testemunhos e provas. A reportagem da TVI pode ser revista aqui.