Estarão os Season Pass completamente descontrolados?
Arkham Knight estou a olhar para ti!
É praticamente dado como certo que Batman: Arkham Knight será um daqueles inacreditáveis jogos que nos vão deixar verdadeiramente contentes por termos este meio como nosso passatempo predilecto. Acredito que seria preciso um desastre estrondoso para que tal não aconteça mas seja de que forma for cá estamos à sua espera. Ainda assim, Arkham Knight atraiu para si uma gigantesca nuvem de controvérsia que simplesmente deveria ter evitado e que poderá de alguma forma colocar debaixo de fogo o até agora espectacular trabalho do Rocksteady Studios, e também da Warner Bros. Entertainment diga-se. Falo claro do Season Pass, ou Passe de Época se preferirem, que irá custar tanto quanto alguns novos lançamentos.
A dada altura, alguém decidiu que os SP (Season Pass) deveriam ser enchidos até à exaustão com conteúdos para que o seu preço fosse elevado mas não visto como exagerado. A ideia de rentabilizar ao máximo o investimento num desenvolvimento longo é aceitável e por outro lado é compreensível que as editoras saibam que os jogadores podem ser aliciados a continuarem mais tempo com o seu jogo. Ao ritmo que os novos lançamentos entram e saem das tabelas de vendas, fica a sensação que os jogadores compram os novos lançamentos para depois os trocarem por um ainda mais recente. Mas e se ao contrário de irem dar o dinheiro a outra editora, o jogador fosse convidado a dar mais dinheiro à mesma e ficar com o mesmo disco metido na consola (ou ficheiro se optarem pelo digital, mas penso que compreendem a ideia)?
A dada altura, alguém decidiu que a quantidade de conteúdos, independentemente da sua qualidade e validade para o produto no geral, seria justificador para preços elevados. Mesmo que o gameplay não seja gratificado e elevado, no entanto a ideia de meros fatos já não é adequada a estas novas ambições. Jogos como Assassin's Creed III ou Assassin's Creed: Unity foram exemplos de como os Season Pass podem destruir a reputação de um jogo pois se a ideia de "mais conteúdos para um jogo que adoro" é aliciante, especialmente porque podem em perspectiva duplicar a longevidade do mesmo por um "pequeno" extra, por outro lado isto abre espaço para outro tipo de pensamento: "até que ponto não andaram estes tipos a cortar conteúdo que me deveria ser entregue pelos €69 base, apenas para mo venderem mais tarde por um extra exagerado como €39?"
Recentemente Mortal Kombat X emprestou-se ao ridículo, se me perdoam a expressão, quando decidiu copiar os modelos mais descarados e insultuosos da indústria. Talvez seja coincidência ser um outro produto da Warner Bros. Entertainment, mas como se não bastasse a loucura das inúmeras edições diferentes por jogo, o mais recente título do NetherRealm Studios ficou manchado por um Season Pass que custa €29.99 e não inclui todos os conteúdos.
Claro que nem sequer vou falar de Evolve, com fatos ou skins de armas a €4.99, mas acreditar que estão a ser cortados conteúdos para serem vendidos mais tarde por um extra é algo que se torna cada vez mais difícil de encarar. Não é uma novidade, até para a própria Warner (Injustice, Arkham Origins, LEGO Batman 3 e outros) mas estamos a chegar a um patamar completamente incompreensível. Será que a tendência será para continuar ou está na hora de alguém colocar um travão a este ritmo descontrolado e até insuportável? Especialmente quando o carinho dos jogadores e a dedicação dos mesmos para com um jogo poderá ser altamente reduzida devido à sensação de ficar com um produto retalhado.
Mesmo com promoções de pré-lançamento nas quais podemos comprar a preço reduzido o jogo mais o season pass, são práticas cada vez mais frequentes que deveriam ser inexistentes. Compramos um jogo e reservamos o direito de aceder à visão plena do estúdio que passou longos meses a aliciar-nos para comprar o seu jogo. É que de decisões meramente corporativas assentes na busca de lucro e mais receitas, poderemos a qualquer momento entrar em debates sobre moralidade e competência. Sim, porque o trabalho de um estúdio é colocado em causa quando somos privados de tantos conteúdos e a apreciação do resultado não fica impune.
Se a ideia de dar €29.99 para ter o season pass em Mortal Kombat X e ainda ter que pagar para ter outros conteúdos não abrangidos por esse valor não fosse já suficiente, temos agora a informação que só com o season pass de Arkham Knight é que poderemos desfrutar de toda a criatividade do talentoso estúdio Rocksteady. Ora sabendo do que eles são capazes, claro que fico com vontade de comprar o passe e receber os conteúdos extra mas não devo compactuar com estas práticas. Então quem perde? Perde a editora que explora ao máximo um modelo de negócio prejudicial para o jogador (em certa parte para o estúdio também)? Perde o estúdio que não consegue ter o verdadeiro e merecido (quando o é) apreço do seu fã? Ou perco eu que fico privado de tanta diversão (quando fico)?
Por €39.99, e relembrando que podem comprar alguns lançamentos e bons jogos usados por menos, podemos ter o tal season pass de Arkham Knight e aceder a conteúdos muito variados. Além de uma nova história com Batgirl, teremos a possibilidade de receber novas missões, a jogar com os principais aliados de Batman em novos modos, mais Batmobiles, mapas de desafio e skins para os personagens. A questão agora é porque é que isto não está já incluído no jogo?
Como referi, acredito que a necessidade de fazer com que os jogadores continuem a dar mais dinheiro à mesma editora à qual deram o jogo seja um dos principais motivos. Afinal têm que evitar que seja dado dinheiro à Ubisoft, EA ou outra, impedindo que gastem dinheiro num novo jogo quando podiam estar a dar esse dinheiro para continuarem no seu. Agora teremos que continuar a caminhar com cuidado nesta vertente da indústria para perceber quando demais é demais e teremos que dizer chega.
Privar os jogadores destes conteúdos é, em alguns casos, criminoso. Muitos deles podem ser vistos como curiosidades ou até o "encher chouriços". Adoraria jogar com Batgirl e conhecer as outras histórias que Gotham terá para me contar. A curiosidade e diversão de skins para o Batmobile provavelmente só nascerá depois de estabelecer uma relação com ele ao jogar o jogo e explorando o gameplay mas pessoalmente acredito que os jogadores estão a ser explorados por um horrível modelo de negócio. Mesmo que o estúdio não tenha tempo para incluir tudo no desenvolvimento antes do lançamento, deveria ser prestado mais respeito a quem os sustenta.
Depois dos horríveis Online Pass que visavam lucrar com a venda de jogos usados, depois dos inacreditáveis conteúdos adicionais fruto de quem queria ganhar dinheiro extra sem saber como, estamos perante um completo descontrolo no que diz respeito aos Season Pass. A Warner Bros. Interactive e Batman: Arkham Knight foram apenas alguns exemplos, de uma companhia que tem insistido sem cessar neste modelo (ver também Shadow of Mordor) mas que espelha o que outras como Ubisoft ou EA têm vindo a fazer. Está na hora de enfrentarmos esta situação e dizer basta!
Qual a lição que aprendemos todos? Esperem pela Edição Completa. O pior é quando nem essa inclui tudo.