Passar para o conteúdo principal

Estes jogos fazem 20 anos em 2023

Uma viagem nostálgica a 2003.

2023 foi um ano bastante curioso no mundo gaming, com a PS2, Xbox e Gameboy a fazerem as delícias dos jogadores. Muitos jogos aclamados cuja influência ainda hoje se sente foram lançados em 2003 - e um bocado de nostalgia nunca fez mal a ninguém.

Por isso, neste guia, vamos então fazer uma breve viagem no tempo e enumerar os melhores jogos que fazem 20 anos em 2023. É impressionante a longevidade dos jogos desta lista que ainda hoje são jogados e continuam a ser relevantes.

Uma nota: uma vez que, por vezes, as datas de lançamento de um jogo diferem consoante o local do mundo ou a plataforma, decidimos usar apenas a data original de lançamento. Como sempre, podes usar a caixa de comentários e fazer as tuas próprias sugestões nos comentários.

Star Wars: Knights of the Old Republic

A história decorre quatro mil anos antes do Império Galáctico e de centenas de Cavaleiros Jedi caírem em batalha contra os implacáveis Sith. És a última esperança da Ordem Jedi. Podes dominar o incrível poder da Força na tua missão para salvar a República? Ou vais cair na tentação do lado negro?

Image credit: Lucasfilm

Call of Duty

Call of Duty é um shooter em primeira pessoa que ocorre durante os eventos da Segunda Guerra Mundial. Foi lançado em 29 de outubro de 2003, para PC, publicado pela Activision e desenvolvido pela Infinity Ward. É a primeira entrada da série Call of Duty, que se tornou num mega êxito.

Prince of Persia: The Sands of Time

Prince of Persia: The Sands of Time é um jogo de plataformas e quebra-cabeça em terceira pessoa desenvolvido pela Ubisoft Montreal e lançado mundialmente em novembro de 2003. Nele, controlas um príncipe que descobre um artefacto misterioso chamado Dagger of Time que pode controlar o tempo.

Image credit: Ubisoft

Beyond Good & Evil

A história de Beyond Good & Evil segue as aventuras de Jade, uma repórter de investigação e artista marcial, que trabalha com um movimento de resistência para revelar uma sinistra conspiração alienígena. O jogador controla Jade e aliados, resolvendo quebra-cabeças, lutando contra inimigos e obtendo evidências fotográficas.

Image credit: Ubisoft

Viewtiful Joe

Viewtiful Joe conta a história do cinéfilo Joe e da sua namorada Silvia; enquanto desfrutam de um passeio aparentemente normal ao cinema para ver um filme de ação protagonizado pelo ídolo de Joe, Captain Blue, o líder da força maligna Jadow sai do ecrã e leva Silvia para dentro do filme.

Max Payne 2: The Fall of Max Payne

É a sequela de Max Payne de 2001 e o segundo jogo da série Max Payne. O jogo decorre dois anos após os eventos do original e conta com Max Payne a trabalhar novamente como detetive no Departamento de Polícia de Nova York, enquanto luta com pesadelos sobre o seu passado conturbado.

Need for Speed: Underground

Need for Speed: Underground é o sétimo título da série Need for Speed, um enorme sucesso comercial desenvolvido pela EA Black Box e publicado pela Electronic Arts em 2003. Need for Speed: Underground redesenhou completamente a fórmula da série com uma forte ênfase na cultura tuning e um modo de carreira baseado em narrativa.

Disgaea: Hour of Darkness

Disgaea: Hour of Darkness deu início à popular série de jogos de estratégia, estabelecendo o humor e os sistemas característicos da franquia com a busca do arrogante Laharl em recuperar o trono demoníaco e tornar-se o Overlord of the Netherworld.

Ratchet & Clank: Going Commando

Ratchet & Clank: Going Commando é a segunda entrada da série Ratchet & Clank, desenvolvida pela Insomniac Games e publicada pela Sony Computer Entertainment. Apesar dos elementos clássicos do primeiro jogo ainda estarem presentes, esta sequela decidiu adotar uma vertente mais RPG.

Jak II

Lançado originalmente em outubro de 2003, Jak II assume um tom notavelmente mais sombrio e uma abordagem à narrativa mais cinematográfica em comparação com o seu antecessor.

Jogaste estes jogos? Quais as tuas melhores memórias de 2003?

Lê também