"O Game Pass claramente prejudica as vendas das estreias na Xbox”
Pode representar uma queda de 80% nas vendas.
Chris Dring, ex-Games Industry conhecido entre os que acompanham a venda de jogos, consolas e acessórios, respondeu a diversas perguntas de fãs do seu trabalho, entre elas uma sobre o impacto dos serviços nas vendas de videojogos.
Enquanto alguns defenderam que a estreia de um jogo num serviço podia gerar mais vendas ao expandir a audiência, outros defenderam que isso prejudicaria as vendas. De acordo com Dring, uma estreia Game Pass pode reduzir em 80% as vendas de um jogo, mas também pode gerar um aumento na procura.
Segundo Dring, “os jogos que estão no Game Pass podem esperar perder cerca de 80% das suas esperadas vendas na Xbox. É esse o número que é usado por aí. É menor se for um lançamento de alto perfil, mas no geral, olhem para o lugar de Hellblade 2 nas tabelas ou Indiana Jones. Até mesmo Starfield. O Game Pass claramente prejudica as vendas desses jogos na Xbox.”
No entanto, Dring diz que os números mostram algo diferente nos jogos multiplataformas, mostram que os pode beneficiar. “O aumento de jogadores na Xbox pode ter um forte impacto nas vendas na PlayStation, por exemplo.”
“Na verdade, estou dividido sobre as subscrições. Acredito que pode causar perda de receita e os serviços como este dificultam as coisas para todos. Tenta ser um jogo indie na Xbox sem estar no Game Pass… mas colocar alguém a jogar o teu jogo em 2024 e 2025 é tão difícil. A subscrição coloca os jogos à frente de muitas pessoas.”
Dring diz ainda que as subscrições não estão a crescer recentemente, ainda não vimos o impacto de Call of Duty nisso, enquanto os maiores jogos da atualidade são gratuitos e fornecem centenas de horas de jogo, o que torna difícil ver os serviços como principal forma de acesso aos jogos.