Estúdio da Activision trabalhou em jogo 3D de Donkey Kong
Mas foi cancelado.
Um jogo de plataformas 3D baseado no universo de Donkey Kong - chamado Donkey Kong Freedom - esteve em produção no estúdio Vicarious Visions, mas foi cancelado.
A Vicarious Visions, atualmente conhecida por Blizzard Albany, é talvez mais conhecida por apoiar o desenvolvimento de Destiny 2 e vários títulos Call of Duty, bem como Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2.
Vários detalhes relativamente a Donkey Kong Freedom vieram à tona, sendo que o jogo iria decorrer numa grande ilha aberta e a sua jogabilidade enfatizaria a “energia cinética” dos jogos Donkey Kong Country, mas em 3D.
De acordo com o My Nintendo News, Donkey Kong deslizaria por vinhas e cordas com os pés, numa mecânica chamada “vine grinding”: nestas secções, Donkey Kong utilizaria cascas de banana como sapatos improvisados.
Relativamente à história, esta envolveria a construção de uma fábrica e de uma barragem num rio de Donkey Kong Island. Esta barragem criou uma crise ambiental, com as bananeiras a secar devido à falta de água. O artigo revela ainda que Diddy Kong e Rambi the Rhino estariam presentes no jogo.
O jogo terá sido cancelado por falta de interesse da Activision em trabalhar com a Nintendo. Os fundadores da Vicarious Visions, Karthik e Guha Bala, eram os que mais pressionavam por uma parceria com a Nintendo, mas acabaram por deixar a empresa em abril de 2016. Com isto, a Activision acabou for concentrar-se em Crash Bandicoot N. Sane Trilogy e nos seus próprios projetos e IPs.