Estúdio de Returnal elogia a Sony pelo risco que correu ao apoiar o jogo
"Estamos numa era em que as editoras estão a correr menos riscos criativos".
A Housemarque deixou uma mensagem para celebrar o iminente lançamento de Returnal e aproveitou para agradecer à Sony Interactive Entertainment por correr o risco e apoiar um jogo com um conceito arriscado, numa era em que as editoras correm cada vez menos riscos.
Returnal, que chega amanhã à PlayStation 5, é um jogo pensado para ser jogado repetidamente e para que sintas um elevado desafio a cada nova tentativa, enquanto procuras ajudar Selene a quebrar o ciclo em Atropos.
Ilari Kuittinen, CEO da Housemarque, assinou a mensagem na qual fala como o estúdio procurou reinventar-se após a desilusão com as vendas dos seus mais recentes jogos, o que os levou a acreditar que #oarcadeestámorto. Returnal é a resposta a essa desilusão e a tentativa de preservar a essência do estúdio, enquanto procuram uma experiência de escala superior.
"Queríamos enfrentar o desafio de descobrir como traduzir a nossa mestria no gameplay arcade 2D para um jogo de ação na 3ª pessoa. Pelo outro lado, era tudo muito incerto, se seríamos capazes de ir além do protótipo e convencer a Sony a manter o financiamento de um novo conceito sem provas dadas," diz Ilari.
"O conceito era ridiculamente ambicioso e olhando para trás, enquanto companhia, não tínhamos total noção do desafio à nossa frente e do quão difícil seria enfrentá-lo."
"Na era em que as editoras correm menos riscos criativos e menos riscos, estamos verdadeiramente agradecidos à nossa parceira, a Sony, por nos ter dado uma oportunidade para trabalhar em algo muito arriscado e nos ter dado um apoio fantástico durante todo o projeto. Estamos eternamente agradecidos por esta oportunidade."
Ilari diz que desenvolver um jogo mais ambicioso foi mais difícil do que qualquer outro anterior projeto e relembra que além do aumento para 75 pessoas na companhia, ainda tiveram a ajuda externa da Sony.