Estúdio de Star Citizen responde ao processo da Crytek
Remete para o acordo assinado entre ambas as partes.
A Cloud Imperium Games respondeu ao processo legal da Crytek iniciado em Dezembro, afirmando que "nunca deveria ter sido preenchido" e que o acordo de licença assinado por ambas as partes deita abaixo as declarações da Crytek.
No documento submetido no tribunal, a Crytek alegava que a troca de motor para o Lumberyard da Amazon era uma quebra do acordo, bem como a utilização do CryEngine para desenvolver Squadron 42, um jogo à parte de Star Citizen mas inserido no mesmo universo. Em suma, estas alegações eram, embora houvesse outras menores, a base do argumento da Crytek para dar início ao processo.
Na sua resposta, a Cloud Imperium Games nega as declarações da Crytek e acusa a companhia de omitir partes do acordo de forma a sair beneficiada. A Cloud Imperium Games diz também que acordo expressa que o CryEngine pode ser usado tanto em Star Citizen como em Squadron 42.
"O GLA (Game Licence Agreement) elimina virtualmente todas as alegações da Crytek e soluções que a Crytek procura. O reconhecimento da Crytek de que os Réus nem estão a utilizar o software da Crytek toma conta do resto," é dito no documento entregue pela Cloud Imperium Games. Para provar que tem razão, o estúdio até submeteu o acordo entre ambas as partes como um anexo.
Quanto à questão de exclusividade, sendo que supostamente a Cloud Imperium Games teria concordado a usar exclusivamente o CryEngine para desenvolver Star Citizen, o estúdio justifica que é uma má interpretação.
"O GLA mostra ainda que a CIG tem um direito exclusivo, não um dever, de usar o motor no jogo. Ao esconder o GLA, a Crytek contorce a palavra exclusivamente para argumentar que a CIG está de alguma forma obrigada a usar o motor no jogo."
"A linguagem clara do GLA, em que aparecem os direitos da CIG, bem como o estabelecido conceito de licença exclusiva, estabelece que exclusivamente significa apenas que o direito da CIG de usar o motor no jogo é exclusivo da CIG e que a Crytek não pode dá-lo a mais ninguém." Por outras palavras, mais ninguém, a não ser a CIG, pode usar o CryEngine para desenvolver Star Citizen.
Teremos que aguardar pela decisão do tribunal para ver o resultado do processo, mas a Cloud Imperium Games está bastante confiante na sua argumentação. Mais do que isto, o Game License Agreement parece tirar mérito à maioria das declarações Crytek . Vamos ficar atentos a desenvolvimentos.