Skip to main content

Estúdio de Zenless Zone Zero usou IA na produção do jogo

Revelado pelo produtor.

Image credit: miHoYo

Zenless Zone Zero é um RPG de ação e fantasia muito esperado, com data de lançamento agendada para 4 de julho. Trata-se do novo jogo do estúdio miHoYo, os responsáveis por dois grandes sucessos no mundo dos videojogos, Genshin Impact e Honkai: Star Rail.

Numa entrevista recente ao Eurogamer.net, foi revelado pelo produtor de Zenless Zone Zero, Zhenyu Li, que conteúdo gerado por IA foi usado no jogo "em termos de programação" para "suavizar melhor o progresso do jogo".

De acordo com Li, o uso da IA “consiste apenas numa pequena parte da programação [de Zenless Zone Zero], principalmente para ajudar a equipa de programação a suavizar a produção do jogo, para realmente tornar o nosso trabalho mais eficiente."

Infelizmente, nenhum exemplo concreto relativamente ao uso da IA no jogo foi revelado, com Zhenyu Li a afirmar que não está ligado a esta parte da tecnologia.

O artigo revela também que o estilo de arte urbana vibrante e característico do jogo que o diferencia dos outros títulos da miHoYo, Genshin Impact e Honkai: Star Rail, não foi feito com inteligência artificial. Li diz que a equipa quer “criar algo a partir da sua própria mente” quando se trata de conteúdo relacionado com arte.

No que diz respeito ao trabalho de voz, Zenless Zone Zero contará com atores reais, sendo que Li respondeu negativamente quando questionado se tecnologia de IA foi usada para gerar vozes no jogo.

É sempre bom relembrar que o uso de IA em campos artísticos (onde se incluem os videojogos) é muito controverso, e muitos profissionais, atores e artistas opõem-se veementemente à tecnologia.

Lê também