Passar para o conteúdo principal

Estúdios estão a encolher para reagir ao estado da indústria

Estão a reduzir as escalas.

Crédito da imagem: Eurogamer

Um dos temas mais polémicos na atual indústria dos videojogos é a escala de algumas produtoras, que empregam centenas ou até milhares de funcionários, o que poderá representar sérios perigos se um jogo não vender o suficiente após longos anos em produção.

De acordo com Jason Schreier, uma já conhecida fonte na indústria, diversas produtoras veteranas já se cansaram de equipas que crescem de forma descontrolada, o que as está a motivar a reduzir as suas escalas para se adaptarem às atuais condições económicas e do mercado.

Um dos exemplos apresentados é a Mistwalker de Hironobu Sakaguchi, veterano conhecido como o pai de Final Fantasy. Sakaguchi disse a Schreier que desenhou propositadamente Fantasian para provar que uma equipa de 30 pessoas é capaz de desenvolver um JRPG divertido. Ao invés de apostar em tecnologias para melhorias gráficas, optaram por um engenhoso método de criar cenários reais recriados no jogo.

Schreier realça que equipas mais pequenas não significam jogos mais pequenos ou de menor escala, Skyrim foi desenvolvido por uma equipa com menos de 100 pessoas. Equipas mais pequenas não exigem jogos para todos os jogadores, jogos que precisam vender 20 milhões de cópias.

Com equipas mais pequenas, as produtoras conseguem fazer jogos diferentes, para audiências específicas e de escalas variáveis, sem recear que as vendas possam destruir os estúdios.

Lê também