Passar para o conteúdo principal

Estúdios preocupam-se demais com as pontuações do Metacritic

Palavras de Suda51.

Crédito da imagem: Metacritic

O veterano da indústria e criador de No More Heroes, Goichi 'Suda51' Suda, debruçou-se recentemente sobre a importância que os estúdios dão ao Metacritic, um dos mais populares agregadores de análises da atualidade.

De acordo com Suda e o seu colega japonês Shinji Mikami, este foco no Metacritic é uma das razões que explica a ausência de videojogos únicos como os deles nos últimos tempos.

"Toda a gente presta muita atenção e importa-se muito com as pontuações do Metacritic. Chegou ao ponto em que há quase uma fórmula definida – se queres obter uma pontuação alta no Metacritic, é assim que fazes o jogo", explica.

"Se um jogo não se enquadra nessa fórmula, nesse âmbito de comercialização, perde pontos no Metacritic. As empresas maiores podem não querer lidar com esse tipo de coisas. Pode não ser a razão principal, mas é certamente uma das razões. Toda a gente preocupa-se demasiado com os números.", continua.

Suda revela que importa-se pouco com estes números e que o seu principal objetivo é lançar os jogos que querem lançar e que as pessoas os possam jogar.

Por sua vez, Mikami acredita que existem muitos títulos menos convencionais, mas que recebem menos atenção “por causa de todos os jogos de grande orçamento que existem e de todo o poder que é colocado no seu marketing”.

Achas que o Metacritic pode estar a influenciar a produção de videojogos?

Lê também