Passar para o conteúdo principal

Estúdios querem largar obrigatoriedade de versão Xbox Series S, diz criador indie

Não querem lidar com consola menos poderosa.

Ian Maclure, artista de efeitos visuais na Bossa Games, estúdio de Surgeon Simulator, comentou a atual controvérsia em torno da Xbox Series S e como alguns a acusam de estar a afetar negativamente a qualidade dos jogos de atual geração que são lançados.

A qualidade do desempenho em A Plague Tale: Requiem e mais especificamente a ausência de modo 60fps e a possibilidade de apenas jogar Gotham Knights a 30fps nas consolas tem dado muito que falar e agora temos mais um trabalhador da indústria a comentar publicamente.

Após um membro da Rocksteady Studios comentar que uma consola de atual geração não é muito mais poderosa que uma de anterior geração, Maclure decidiu reagir publicamente e diz que muitos estúdios querem deixar a obrigação de lançar uma versão Xbox Series S.

Quando Jeff Gerstmann defendeu a Series S da Microsoft e deu o exemplo do desenvolvimento para PC, Maclure respondeu que o disco não está assim tão estragado sobre essa conversa e que muitos preferiam não lidar com a consola menos poderosa.

"Poderá soar riscado, mas a razão para o ouvires muito atualmente é porque MUITOS estúdios se sentaram em reuniões no último ano para desesperadamente tentar remover o requisito de lançar na Series S," disse Maclure.

"Os estúdios passaram por um ciclo de desenvolvimento no qual a Series S acabou por ser um albatroz em torno do pescoço da produção e agora que os jogos estão a ser desenvolvidos firmemente com as novas consolas em mente, as equipas não querem repetir o processo."

Perante reações que existem diversos jogos a correr em equipamentos como a Steam Deck, Maclure fala nos compromissos na qualidade necessários para os correr, seja baixar a resolução para 720p ou até o desempenho e definições de qualidade.

Lê também