Passar para o conteúdo principal

Estudo indica que pirataria está a aumentar

No entanto a venda de jogos originais está a aumentar também.

De acordo com a Reuters, recentemente a Business Software Alliance (BSA) conduziu um estudo sobre a pirataria onde ficou a saber que talvez este seja um problema ainda mais grave do que se pensava.

O estudo indica que a pirataria no PC conta com 41% do total do software PC instalado em 2008, um crescimento de 3% em relação aos números do ano passado. No entanto apesar da pirataria estar a aumentar, é curioso que as vendas de jogos originais também estão, uma vez que as vendas de jogos para PC em 2008 arrecadaram 88 mil milhões de dólares, sofrendo um aumento de 14% em relação ao ano anterior.

Apesar dos Estados Unidos terem uma taxa de pirataria de 20% (a mais baixa do mundo), Robert Holleyman, presidente e CEO da BSA, disse que os números são piores se tiverem em consideração que os americanos compram mais software do que qualquer outro país. No entanto e apesar de tudo o número de jogos ilícitos tem vindo a decrescer em vários países.

Os números dos dois maiores países piratas do mundo (Rússia e China), mostram um declínio em relação aos anos anteriores. Por exemplo na Rússia, a pirataria desceu 5% ficando-se nos 68% em 2008, enquanto que na China o declínio tem sido feito de uma forma mais gradual, descendo dos 90% em 2004 para os 80% em 2008.

Infelizmente existem ainda vários países com uma taxa de 90% ou superior como a Geórgia, o Bangladesh, Arménia, Zimbábue, Sri Lanka, Azerbeijão e Moldávia.

Lê também