Estudo indica que PS4 e Xbox One estão a ganhar mais popularidade por entre os produtores
Mas o PC continua a ser a plataforma de eleição.
Segundo um estudo dos organizadores da Game Developers Conference a PlayStation 4 e a Xbox One estão a ganhar cada vez mais popularidade por entre a comunidade de produtores de jogos. No entanto o PC continua a ser a plataforma de eleição.
O estudo que foi baseado nas respostas a mais de dois mil produtores norte-americanos e mostram-nos alguns dados interessantes que podem ver em baixo:
PS4 e Xbox One:
- 26 porcento dos produtores inquiridos disseram que estão actualmente a trabalhar num jogo PS4, ou seja, mais 14 porcento que no ano passado.
- 22 porcento disseram que estão actualmente a trabalhar num jogo Xbox One, mais 12 porcento que no ano passado.
- 29 porcento dos produtores disseram que esperam que o seu próximo jogo seja lançado na PS4, enquanto que 24 porcento disseram que esperam que o seu próximo jogo seja lançado na Xbox One. Isto em comparação com os 20 porcento e os 17 porcento, respectivamente, do ano passado.
PC:
- 56 porcento dos inquiridos disseram que estão a trabalhar num jogo para PC.
- 53 porcento dos inquiridos disseram que esperam que o seu próximo jogo seja lançado no PC.
Smartphone e Tablet:
- 50 porcento dos inquiridos disseram que estão a trabalhar num jogo para smartphones ou tablets, em comparação com 53 e 52 porcento, respectivamente, do ano passado.
- 48 porcento dos inquiridos disseram que esperam que o seu próximo jogo seja lançado nos smartphones ou tablets.
Negócios:
- 29 porcento disseram que fizeram a maior parte dos seus lucros a partir da venda directa para os consumidores ou vendas digitais.
- 21 porcento disseram que as microtransacções são a sua fonte principal de lucro.
- 13 porcento disseram que a maioria dos lucros das suas companhias são provenientes das vendas tradicionais aos retalhistas.
- 19 porcento disseram que não sabiam qual era a sua maior fonte de rendimentos da sua companhia ou que não tiveram quaisquer lucros.
- 41 porcento disseram que os lucros sofreram um aumento em 2014, enquanto que 9 porcento disseram que os lucros foram maiores em 2013.
eSports:
- 12 porcento dos produtores inquiridos disseram que estão a trabalhar num jogo que poderá ser considerado um título eSports.
- 79 porcento dos inquiridos disseram que pensam que o eSports é um "negócio sustentável a longo prazo".