Estudo: Jogos sociais afetam consolas
Jogadores a mudar hábitos de consumo.
Segundo um estudo elaborado pelo Information Solutions Group, o auge dos jogos sociais em plataformas como as redes sociais ou telemóveis, estão a prejudicar diretamente as consolas e os formatos tradicionais.
A investigação tomou como ponto de partida a produtora de jogos sociais Kabam e o estudo chegou à conclusão que, "O aumento dos níveis de profundidade dos jogos em redes sociais está a mudar os hábitos de consumo dos jogadores nas plataformas tradicionais." Uma vez que 27% dos jogadores que consomem entretenimento nas redes sociais reduziram o tempo que dedicam às consolas.
Existe também uma distinção significativa entre os jogadores sociais, que são fundamentalmente mulheres, e jogadores sociais hardcore, que dedicam o seu tempo a títulos concretos mas integrados no ramo do entretenimento digital e que são na sua maioria homens.
"A investigação vai mais longe segmentando e identificando os hábitos dos jogadores hardcore e dos jogadores casuais. Enquanto que os sociais são geralmente mulheres e adultos, os hadcore sociais são homens e de idade mais jovem, mais na linha dos consumidores tradicionais," sublinhou Carll Frye, diretor do Information Solutions Group.