Passar para o conteúdo principal

Eternights - Ação e romance

Fortemente inspirado em Persona.

Crédito da imagem: Studio Sai
A Studio Sai apresenta um Action RPG de estética anime, fortemente focado nas insinuações sexuais, abundantes clichés e um gameplay de ação intercalado com romance.

Eternights representa na perfeição o desejo da Studio Sai em criar jogos sobre relações que podes formar em mundos peculiares. Descrito como uma "rara mistura de hack and slash e romance que não pensavas possível", Eternights é um action RPG fortemente inspirado pela série Persona da Atlus, com uma adorável alma que está escondida por baixo de um exterior que te direciona para as animações japonesas sobre jovens à procura de namoro e sugestões eróticas.

Com um design que alterna entre a exploração de masmorras para seguir na narrativa e a interação com as personagens de suporte, para criar laços e obter melhorias, Eternights é um jogo muito peculiar e com um público alvo muito específico. Serão os maiores fãs da animação japonesa e das produções de romance que mais facilmente vão desfrutar desta experiência, cuja temática é muito simples: impedir o fim do mundo e descobrir o amor durante essa jornada.

História de ação e paixão anime

Eternights coloca-te no papel de um jovem rapaz, recrutado por Lux, uma entidade sobrenatural, para travar Umbra, outra entidade sobrenatural que deu início a uma série de eventos que resultaram na humanidade transformada em monstros e a cidade mergulhada no caos. Restam alguns sobreviventes e ao longo da jornada de 11 horas vais descobri-los um a um.

Parece saído de uma das narrativas Shin Megami Tensei, uma cidade destruída, onde vagueiam monstros assustadores e o fim do mundo à espreita. As inspirações nos trabalhos da Atlus são mais que muitas, mas a Studio Sai vai mais longe ao aprofundar as ligações e possíveis romances entre as várias personagens, sempre com o protagonista em destaque.

Ver no Youtube

Design e gameplay

Isto é feito através de um jogo com secções muito distintas, as masmorras com o gameplay hack and slash e as interações com as outras personagens. Tal como em Persona, Eternights dá-te a opção de escolher com quem queres interagir durante o dia e à noite para melhorar o protagonista através da interação com o elenco de suporte, que ao alcançar novos ranks permitem desbloquear novas habilidades e buffs para te tornares mais poderoso.

Apesar de não te colocar em pânico com cada decisão, ao escolher uma atividade não poderás fazer outra e o com o passar do tempo, terás de pensar bem a quem dedicas a tua atenção, seja para te melhorar nos combates ou como possível alvo romântico. Durante o dia, podes passar tempo com os interesses românticos, participar em atividades para melhorar elementos como carisma ou expressão (necessários para aceder a novas fases com os pares românticos) ou ir para as masmorras. Tens um tempo limite para terminar essa fase da ação e nas masmorras entra o Action RPG.

Tudo o que tu fazes fora das masmorras serve para melhorar o protagonista, mais do que tentar arranjar uma namorada/o, seja com buffs ou ao desbloquear novas habilidades. Seja os momentos de dia ou a procura por itens à noite, todas essas atividades ajudam. Nas masmorras, percorres corredores com vários humanos transformados em monstros e usas um sistema de combate simples para os derrotar.

A esquiva perfeita é o principal elemento e não podes atacar sem parar, pois, sofres imenso dano. Tens de te esquivar no momento certo, o que coloca o tempo mais lento, atacar com um bom timing e encher a barra que te permite ativar um golpe especial com a ajuda dos aliados. Os aliados estão ali ao teu lado, mas não combatem, apenas podes ativar magias especiais (como cura) ou para quebrar as barreiras nos inimigos mais poderoso. Isso ativa um mini-jogo QTE e reforça imenso a sensação de repetibilidade e relembra o quão simples é o sistema de combate.

O ciclo gameplay pode tornar-se cansativo na reta final do jogo, tal como o design dos níveis e o sistema de combate, mas no geral, Eternights consegue divertir e é competente como um produto inspirado em Persona. Esquivar na perfeição, atacar para encher a barra até poder ativar o especial e quebrar as barreiras é aplicado a inimigos mais poderosos e até aos bosses, o que reforça a sensação que rapidamente viste tudo do jogo. Especialmente porque não tens boss fights memoráveis.

Gráficos

Desenvolvido com o Unity, Eternights é um jogo cuja estética anime funciona bem, mas é um jogo visualmente simples. Os inimigos são repetidos exaustivamente ao longo de todo o jogo e masmorras, mas a verdade é que nem sequer a repetição de cenários ou ausência de texturas incomoda muito quando a estética anime é o alvo.

As cenas anime ou com estética anime, as conversas com as personagens e momentos não interativos, estão bem conseguidos, mas nas masmorras percebes o quão humilde é este projeto. Não é algo que possa ser considerado negativo, mas é algo que poderás precisar ter em conta, caso sejas mais suscetível a fadiga visual causa pela repetição de elementos dos cenários.

Ver no Youtube

Ação anime e um pouco de erotismo à mistura

Eternights é precisamente aquilo a Studio Sai pretendia, um Persona mais simples e com sugestões sexuais muito mais fortes, quase a roçar o anime erótico em determinados momentos. Se te imaginas a jogar um hack and slash com imensos clichés anime de romance, poderás descobrir que nos momentos mais tontos (em que desejarás não estar a jogar ao lado de familiares), Eternights esconde um bom coração por baixo do seu exterior pervertido.

Prós: Contras:
  • Action RPG com estética anime
  • Inspirações em Persona resultam numa interessante mistura de ação e simulador de romance
  • Sistema de combate simples, mas divertido
  • Os visuais são simples, mas conseguem o efeito desejado
  • Pico de dificuldade na fase final
  • O ciclo gameplay poderá tornar-se aborrecido nos dias de espera
  • Nenhuma boss fight particularmente memorável

Lê também