Ex-funcionários dizem que nome Xbox 'morreu', passará a Microsoft Gaming
Alma Xbox estará a perder-se?
Informações recolhidas recentemente sugerem uma mudança radical na divisão de jogos da Microsoft, levando alguns a declarar que a Xbox transformou-se efetivamente em "Microsoft Gaming". De acordo com as opiniões de antigos funcionários de longa data e até de alguns dos fundadores da marca, a identidade da Xbox parece ter sido eclipsada pelo modelo mais alargado da Microsoft.
Ryan McCaffrey, do IGN, revelou este sentimento num artigo recente, pormenorizando os recentes acontecimentos da Microsoft e as perspetivas de pessoas internas. Falando com dois ex-funcionários da Xbox que preferiram manter o anonimato, McCaffrey revelou uma preocupação comum sobre o estado atual das coisas. Um dos entrevistados lamentou: "Já não é a Xbox, mas sim a Microsoft Gaming", fazendo eco de sentimentos alegadamente partilhados pelos fundadores originais da Xbox.
Os sentimentos são partilhados por outro informador que comparou o crescimento da Xbox a uma anaconda a tentar engolir um elefante. Com a expansão maciça da equipa da Xbox - agora com quase 30.000 pessoas - e os desafios de integração após aquisições como a Bethesda e a Activision, há uma sensação de complexidade esmagadora e de interferência da empresa. De acordo com este informador, as decisões na Xbox são cada vez mais influenciadas por diretivas vindas do topo da hierarquia da Microsoft, em vez de serem tomadas pela liderança da divisão de jogos.
A Microsoft continua a lidar com as suas recentes aquisições e reorganizações internas, mas há incertezas quanto ao futuro da Xbox e à sua identidade principal. Os relatórios da Bloomberg sugerem que poderão estar no horizonte mais cortes, com potencial impacto tanto nos produtores como nos jogadores. Além disso, os rumores de um possível aumento do preço do Xbox Game Pass aumentam a apreensão quanto à direção da marca.
Surgem questões sobre como a Xbox chegou a este ponto e se pode redescobrir a sua essência no meio do seu crescimento explosivo e da diversificação das plataformas de jogos. Com a influência da Xbox a estender-se para além das consolas tradicionais e a abranger uma vasta gama de dispositivos de jogo, o desafio mantém-se: será que a alma da Xbox pode ser preservada na vasta extensão da Microsoft Gaming? Só o tempo o dirá.