Ex-patrão da PlayStation diz que o encerramento do Japan Studio era inevitável
Era necessário face ao declínio dos resultados.
O encerramento do Japan Studio da Sony em 2021 marcou o fim de uma era para uma das equipas de produção mais icónicas da PlayStation. Conhecido por criar clássicos como Ape Escape e Shadow of the Colossus, o estúdio teve dificuldades nos seus últimos anos, registando poucos êxitos nos últimos tempos.
Numa conversa com o IGN Japan , o ex-responsável pela PlayStation, Shawn Layden, comparou esta decisão à de "podar um bonsai", dando a entender que, embora a decisão fosse difícil, era necessária para revitalizar a forma como a PlayStation encara o desenvolvimento de jogos.
Layden explicou que a falta de êxitos recentes no Japan Studio era o reflexo de um problema mais vasto na indústria japonesa dos videojogos, em que vários estúdios tiveram de se adaptar às exigências do mercado moderno.
Este problema deixou algumas equipas a lutar para recuperar o sucesso de êxitos do passado, a que Layden se referiu como uma "droga" que os estúdios perseguem constantemente. A dissolução permitiu que a Team Asobi, os criadores de Astro Bot, se tornasse numa entidade independente da PlayStation, o que poderia constituir uma nova oportunidade.
Layden também fez um paralelo com outras empresas japonesas, referindo que a decisão da Square Enix de encerrar estúdios no estrangeiro foi uma tentativa de se concentrar nos pontos fortes. No entanto, enquanto alguns estúdios como a Capcom e a Koei Tecmo mantiveram posições fortes, outros ainda estão a sofrer transformações.
Para a indústria como um todo, Layden alertou para o facto de uma dependência excessiva de títulos de grande sucesso e de projetos de elevado orçamento poderá sufocar a criatividade, uma vez que o custo dos jogos AAA continua a aumentar e a tolerância ao risco diminui. Esta tendência, segundo Layden, está a contribuir para um declínio da criatividade em toda a indústria.