Ex-líder da PlayStation prevê que os jogos PS5 podem custar até $200 milhões a desenvolver
"Se não conseguirmos parar a subida da curva do custo, tudo o que podemos fazer é tentar tirar o risco".
Shawn Layden, que trabalhou em várias posições na PlayStation até se tornar no líder da companhia, antes de sair em Outubro de 2019, falou sobre o atual estado dos videojogos e prevê um futuro com orçamentos até 200 milhões de dólares para jogos PS5.
Layden falou com o Bloomberg sobre como o custo de desenvolver um videojogo duplica de geração para geração e diz que os orçamentos para jogos PlayStation 4 aos quais deu luz verde chegaram aos $100 milhões, prevendo novos aumentos para a atual geração.
Para combater a possível subida no custo de desenvolvimento, que podem ir até aos $200 milhões, as companhias poderão optar por uma estratégia de reduzir os riscos, apostando nas sequelas ou na perseguição de modas.
"O que acontece com isto é que acabas com 3 ou 4 silos de jogos ou tipos de jogo que continuam a existir e a variedade é espremida," diz Layden quando questionado sobre a realidade na qual as editoras estão a perseguir as modas.
Questionado sobre o seu papel na criação deste problema de sustentabilidade na PlayStation, o homem responsável por dar luz verde a jogos como Uncharted 4, Horizon Zero Dawn, God of War, Days Gone e Marvel's Spider-Man para a PS4 respondeu que ajudou a mostrar ao mundo a qualidade que os videojogos podem alcançar.
"Penso que contribui um pouco para mostrar ao mundo como pode ser gameplay espetacular," disse Layen.
A Sony está neste momento a desenvolver jogos como Horizon Forbidden West, Gran Turismo 7, um novo Spider-Man da Insomniac e ainda uma nova propriedade intelectual da Sony Bend.