Ex-presidente da Arkane diz que fechar a Arkane Austin foi um erro
Considerou a decisão da Microsoft como um erro estratégico.
O encerramento da Arkane Austin, uma das divisões criativas do estúdio Arkane responsável por títulos como Prey, entre outros, trouxe questões sobre as decisões estratégicas da Microsoft, a sua proprietária desde a aquisição da Bethesda em 2021. Numa conversa com a PC Gamer, Raphael Colantonio, fundador da Arkane e atual diretor da WolfEye Studios, mostrou-se frustrado e surpreendido com a decisão, descrevendo-a como “um erro”, uma vez que a Arkane Austin tinha uma equipa de talento único que, segundo ele, será “impossível de recriar".
Colantonio explicou que a equipa da Arkane Austin representava uma colaboração a longo prazo entre criativos como Harvey Smith e Ricardo Bare, cujas competências específicas e visão única criaram jogos inovadores. Ele acredita que o sucesso da equipa resultou de uma “magia” rara que não pode ser reconstruída através de simples contratações. As grandes empresas tentam recriar estes grupos mágicos, mas não é assim que funciona”, afirmou Colantonio. Sugeriu que o encerramento se deveu mais a considerações financeiras e à pressão para obter lucros rápidos, típicas das grandes empresas, do que a uma análise do potencial criativo da equipa.
O encerramento da Arkane Austin insere-se numa onda de cortes e encerramentos de pessoal nos estúdios de jogos, com cerca de 2.500 funcionários afectados nas divisões de jogos da Microsoft. Para além da Arkane Austin, a empresa também fechou recentemente a Tango Gameworks, responsável pelo jogo Hi-Fi Rush, embora esta tenha sido adquirida pela Krafton e mantida para desenvolver novos conteúdos.
Apesar da perda da Arkane Austin, Colantonio considera que existe uma oportunidade para que novos estúdios independentes surjam e explorem o género da ficção. Ele citou como exemplo o fecho do estúdio clássico Looking Glass nos anos 2000, que inspirou a criação da própria Arkane, além de dar origem a outros estúdios.
Colantonio está atualmente a trabalhar na produção de um RPG de ação com uma perspetiva na primeira pessoa no WolfEye Studios, no qual pretende integrar a filosofia criativa que ele e a sua equipa na Arkane aperfeiçoaram ao longo dos anos.