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Exclusivo - Beta multijogador Resistance 3

Humanos vs Chimeras. De que lado estão?

Depois de terem recebido Killzone 3, um dos FPS mais populares na PlayStation 3, os donos da consola caseira da Sony preparam-se agora para receberem Resistance 3, outro jogo do género que goza de uma grande popularidade. A Eurogamer Portugal já teve a oportunidade de experimentar mais que uma vez o single-player do jogo (cliquem para lerem a antevisão mais recente), mas nunca tínhamos experimentado o multijogador, até agora.

A beta multijogador de Resistance 3 está neste momento a decorrer, e nos últimos dias a Eurogamer Portugal teve a oportunidade de andar aos tiros no multijogador e conhecer aquilo que esta componente promete oferecer na versão final do jogo.

Para ser sincero, o multijogador não é uma grande surpresa, mas não quer dizer que seja uma desilusão. Longe disso. Apenas quero dizer que não tenta fazer algo arrojado ou nunca antes visto, pelo menos a nível de modos e estrutura, porque as armas e habilidades únicas do jogo dão sempre uma identidade diferente e influenciam a nossa forma de jogar.

Em relação aos modos, a beta dá a oportunidade de antever dois dos cinco modos que estarão presentes na versão final: Team Deathmatch e Chain Reaction. O primeiro já todos conhecem, duas equipas (humanos contra chimeras) combatem uma contra a outra num mapa, e quem tiver a pontuação mais elevada no final, ganha. O segundo também é bastante simples, mais uma vez temos uma equipa contra a outra, só que aqui o objetivo é conquistar várias localizações espalhadas pelo mapa. A julgar pela minha experiência na beta, o Chain Reaction não é particularmente popular entre os jogadores, era incrivelmente difícil arranjar jogadores suficientes conseguir jogar, enquanto que no Team Deathmatch a sala enchia-se num piscar de olhos.

Trainyard na Colombia.

O número de mapas disponíveis nesta beta multijogador é igual ao número de modos, ou seja, dois. Os mapas Seaside em Wales no Reino Unido e Trainyard em Bogotá na Colombia são aqueles que a Insomniac decidiu incluir na beta. Depois de passar várias horas a jogar em ambos, posso dizer que qualquer um deles é grande o suficiente para aguentar 16 jogadores em simultâneo sem haver uma grande confusão. Outro ponto positivo dos mapas é que são bastante divertidos de se jogar, tudo devido à sua grande variedade. Há sítios com grande visibilidade (excelente para os snipers), sítios para se esconderem e áreas bem abertas para quem gostar de confrontos diretos.

As armas à escolha são quatro: Bullseye, Marksman, Rossmore e Mutator. Esta última é a mais diferente das quatro. A Mutator dispara um líquido verde que contamina o corpo do adversário e o faz explodir. As restantes não passam de rifles e uma caçadeira com nomes diferentes. O que distingue realmente as armas uma das outras, é modo secundário de cada uma. No caso da Marksman, pressionem R2 em vez de R1 e é disparada uma mini-metralhadora automática que combate os inimigos que estejam perto. Já na Rossmore, é disparada uma poderosa granada.

De destacar que todas as armas podem ser melhoradas com os skill points ganhos ao subir de nível. Cada arma pode ser melhorada até três estrelas, por outras palavras, isto quer dizer que existem três fases de melhorias. Em cada fase é desbloqueada uma nova caraterística da arma o que consequentemente torna-a mais mortífera.

Tão importantes quanto as armas, são as habilidades que escolhem para vos ajudarem em combate, e que também podem ser melhoradas. Existem dois tipos de habilidades: Support e Tactical.

Seaside no Reino Unido.

As habilidades Support ao nosso dispor são três. A primeira, Ammo Beacon permite lançar um dispositivo para o chão fornece munições para a nossa arma primária. Com a segunda habilidade, Bubble Shield, podem lançar um escudo estático que protege-vos de fogo inimigo a 360 graus, desde que permanecem dentro deste. Por último, temos a habilidade Spotter que mostra a posição de um dos nossos inimigos no mapa. Desta três, as duas últimas são certamente as melhores e mais úteis. E digo isto porque ao longo da minha experiência nunca tive problemas com a escassez de munição.

As habilidades Tactical disponíveis também são três. E passo a citar e a explicar cada uma. A habilidade Lightning Sheild cria um escudo em redor da nossa personagem que causa dano aos aos adversários, se estiverem próximos. Depois temos as habilidades Radar Decoy e Doppleganger. Ambas criam uma espécie de clone, mas são diferentes. A primeira cria um clone que explode quando um adversário se aproxima, a segunda, cria um clone que nos acompanha e copia exatamente todos os movimentos que fazemos, o que é bastante útil para enganar ou confundir o inimigo.

Depois ainda temos os Personal Attributes, que ao contrário das habilidades restantes habilidades, estão sempre ativos. Apenas podemos mencionar duas: Leaper Corpse, que faz com que uns bicharocos saltem do nosso corpo quando morremos e ataquem o responsável, e Tracker, que mostra as pegadas dos nossos inimigos para que seja possível localizá-los.

Sendo uma beta, demos de caras com inúmeros erros, desde quebras acentuados na framerate até bloqueios da consola, mas penso que é seguro dizer que quando estiver pronto, o multijogador de Resistance 3 será algo sólido. As habilidades e melhorias deixam verdadeiramente que o jogador escolha a maneira como quer jogar, e desta forma, o prazer da experiência torna-se maior. Quem for subscritor PlayStation Plus, poderá experimentar isto tudo e tirar as suas próprias conclusões a 10 de Agosto. A Insomniac prometeu que quem não for subscritor PlayStation Plus, também terá a oportunidade de participar na beta, mas ainda não revelou detalhes.

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