Exclusivo: Pokémon Black & White 2 - Entrevista à GameFreak
Estivemos cara à cara com os diretores do estúdio de Pokémon.
No mercado das portáteis, Pokémon Black & White 2 é indiscutivelmente um dos jogos mais aguardados deste ano, não apenas porque está inserido na extremamente popular série Pokémon, mas também porque a GameFreak fez desta sequela algo inédito em Pokémon, um sonho e uma aquisição obrigatória para qualquer fã
A convite da Nintendo Portugal, viajámos até Londres para entrevistar Unno Takao e Junichi Masuda, os diretores da GameFreak. Nesta entrevista procurámos saber mais informações sobre Black & White 2 que interessem tanto a veteranos como a novos jogadores. Para além disto, também colocámos questões mais abrangentes como qual a perspetiva da GameFrek da indústria japonesa dos videojogos.
Sem mais demoras, podem desde já ler a entrevista em baixo. Espero que gostem.
Existe uma característica em Black & White 2 chamada "Key System", e se levares essa chave para a outra versão do jogo, complementa-o.
Foi algo desenvolvido no final de Black e White, mas que não conseguimos introduzir no jogo, a não ser em Black & White 2. Para que funcionasse eram necessários dois jogos. É por isso que se chama "2", e também porque se passaram dois anos desde Black & White.
E também ouve outro elemento. Todos os rumores estavam a apontar para o Pokémon Gray, e o senhor Masuda queria surpreender toda a gente ao dar-lhe um nome diferente. Ele está contente com o nível de surpresa.
É uma sequela e passaram-se dois anos após a estória original. Existem novas cidades, um novo protagonista, novas personagens e uma nova rota ("Route"). Dois anos é um período em que muito pode mudar, mas de igual forma, não é imperativo que haja muitas mudanças. No fundo, existem algumas mudanças subtis em comparação com Black & White.
Tal como no mundo real, existem grandes mudanças, pequenas mudanças. Mas não significa que sejam necessariamente boas, depende do ponto de vista. Especialmente com membros da Team Plasma, é fácil ver o que é bom e o que é mau. O jogador deverá ser capaz de ver isso.
Black/White Kyurem é o Pokémon mais poderoso que podes apanhar. Também existem Pokémon poderosos no Dream Radar. Acho que os jogadores vão gostar de apanhá-los.
É difícil dizer, porque depende da forma como jogas.
"Black/White Kyurem é o Pokémon mais poderoso que podes apanhar. Também existem Pokémon poderosos no Dream Radar. - Unno Takao"
Existem muitos Pokémon diferentes que podes apanhar nesses sítios secretos, mas gostávamos que fosse uma surpresa para os jogadores.
Sim, neste momento precisas de duas Nintendo DS para trocar Pokémon. No futuro gostariamos de explorar outras formas de trocar Pokémon, mas neste momento, ainda não temos nada particular em mente.
Não é a nossa intenção ao distribuir um Pokémon através do Wi-fi torná-lo menos raro. Penso nele como um presente, que pode ter um determinado nível ou certo ataque especial que um Pokémon norma não poderia aprender. Quando apanhas um Pokémon no jogo, há uma certa memória que fica associada a ele. É isso que também torna um Pokémon especial.