Passar para o conteúdo principal

"Existe muita porcaria para a Wii"

Pachter critica consola da Nintendo.

Michael Pachter disse ao site Gamasutra que com o factor novidade da Wii, não era de admirar que a consola fosse um grande sucesso em 2007 e em 2008.

No entanto as vendas massivas da consola levaram também a que houvessem falsas expectativas por parte da Nintendo e das editoras, criando um mercado com muitos jogos de má qualidade.

"As donas de casa que pensavam que o Wii Fit era engraçado, as avós que pensavam que o Wii Sports seria uma coisa divertida de se jogar com os seus netos, e os jovens de 20 e poucos anos que apenas querem jogar Guitar Hero e Rock Band... nenhuma dessas pessoas podes chamar-lhes de verdadeiros jogadores," disse ele.

"Essas pessoas já não estão a comprar jogos. Elas compram aquilo que querem e não sentem necessidade de comprar mais - nem sequer sabem que existem outros jogos para a Wii."

"As editoras da Wii precisam de se concentrar em publicar menos jogos e publicar jogos de melhor qualidade. Existe demasiado lixo no mercado - tal como os jogos a 15 dólares que existem em algumas lojas."

Actualmente o organismo de classificação de jogos nos Estados Unidos (ESRB) já classificou um total de 1.415 títulos para a Wii, 957 para a Xbox 360 e 696 para a PS3.

"Quantos desses jogos para Wii custaram mais de 5 milhões a produzir? Provavelmente apenas cinco," disse Pachter. "E quantos custaram 3 milhões? Provavelmente 100. O problema é que eles são tão fáceis de se fazer. Penso que existe no mercado uns três títulos de 'cheerleaders' para a Wii . Existe muito dessa porcaria."

Para Pachter mesmo que um jogo Wii se torne num sucesso, é muito difícil que consiga criar o tipo de franchises lucrativos que se encontram na PS3 e Xbox 360. Ele sugere que as editoras third-party dediquem-se em gastar mais dinheiro no desenvolvimento de jogos Wii para criar uma experiência de qualidade para todos os tipos de jogadores.

Lê também