Passar para o conteúdo principal

Exosqueletos para os consumidores já são uma realidade no Japão

Mas estás disposto a pagar 76 mil euros?

Os exoesqueletos são normalmente vistos como uma coisa que só aparece nos jogos e nos filmes de ficção científica e ainda inalcançável na nossa realidade, mas uma empresa japonesa, com o nome Skeletonics, começou a vender os primeiros exoesqueletos para o público.

As reservas já estão disponíveis no site oficial da Skeletonics, mas com cada unidade a custar 10 milhões de ienes, o que equivale a cerca de 76 mil euros, poucos serão aqueles que conseguirão realizar o sonho de ter um exoesqueleto pessoal.

No entanto, apesar do aspecto futurista destes exoesqueletos, não garantem ao utilizador qualquer habilidade ou super-poder. Consegues caminhar e mexer os vários membros do exoesqueleto, inclusive os dedos, mas não vais ganhar força, velocidade ou a capacidade de voar.

Portanto, ainda não é desta que vais ter um exoesqueleto ao nível do Iron-Man. Por enquanto, tens que te contentar com um exoesqueleto puramente estético que custa uma fortuna mas que tem um aspecto fantástico.

Dito isto, os exoesqueletos já são aplicados ao nível industrial para realizar tarefas que de outra forma seriam excessivamente penosas para o corpo humano. Os engenheiros na linha de montagem da Ford usam um exoesqueleto para reduzir o cansaço e que suporta a coluna.

Ver no Youtube

Lê também