Exposição fotográfica 3D na MUDE
Fotógrafos exploram imagem em 3D.
"Dimensões", é assim que se denomina a primeira exposição de trabalhos fotográficos em 3D levados a cabo por conceituados profissionais da cena fotográfica portuguesa para diferentes áreas, desde moda, passando pela natureza, família, jornalismo de investigação e desporto, e que irá decorrer a partir do dia 29 de Junho no Museu do Design e da Moda. A entrada é gratuita.
Mário Príncipe, António Luís de Campos, José Carlos Carvalho, Rodrigo Cabrita e Miguel Barreira responderam à iniciativa da Nintendo que os queria a trabalhar no âmbito das suas actividades com uma 3DS, explorando a vertente fotográfica.
O objectivo do desafio visa abrir novos planos que se podem alcançar com 3D e de toda a envolvência da imagem proporciona. Os profissionais usaram assim a 3DS ao lado das suas máquinas fotográficas enquanto escolhiam os momentos certos de captura de imagem. Miguel Barreira, reporter fotográfico para o desporto, considerou que: "Foi uma surpresa. Desde a forma como pensei e enquadrei em 3D e o modo como a luz entra nestas objetivas, até à reacção dos atletas que fotografei, tudo foi uma experiência curiosa até porque no final de todo o processo fotográfico para cada imagem havia sempre a surpresa da tridimensionalidade".
Já António Luís de Campos, colaborador para a revista National Geographic há mais de dez anos, descreveu da seguinte forma como foi fotografar nos Açores: "Fotografar em 3D foi para mim, sem dúvida, um desafio: pela curiosidade despertada, pelo divertimento devido à novidade e pela exigência que a adaptação a uma 'nova' forma de ver o mundo através da máquina fotográfica implica".
A "Dimensões" estará a decorrer na MUDE até ao dia 10 de Julho e terá assim a oportunidade para descobrir até onde os fotógrafos profissionais portugueses podem levar a fotografia em 3D, tendo por base as câmaras da Nintendo 3DS.