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F1 22: melhorias adicionais melhoram uma experiência já de si sólida

Testadas as versões PS5, Xbox Series e PC.

A Fórmula 1 regressa mais uma vez, com o motor Ego da Codemasters a permanecer como o núcleo da experiência. Devido à natureza essencial do jogo, uma comparação superficial do novo F1 22 com o oferecido no ano passado mostra muitas semelhanças: tal como no ano passado, a PlayStation 5 e a Xbox Series X estão a oferecer resoluções nativas de 4K com a Series S na parte traseira da grelha e com uma resolução de 1080p, todos os sistemas utilizam escalas de resolução dinâmicas para manter o desempenho. Há também suporte de rastreio de raios, características de 120Hz - basicamente tudo o que se quer da experiência - mas, felizmente, nada de porpoising, o que significa que o jogo afasta-se da controvérsia deste ano.

Para utilizadores de consolas, pelo menos, F1 22 muda onde é necessário. Obviamente, os novos carros, as pinturas e os pilotos estão no seu lugar, enquanto os circuitos são ajustados de acordo com os seus equivalentes da vida real, juntamente com um pequeno impulso nos detalhes. Semelhante à oferta do ano passado, os reflexos ray tracing também fazem parte da composição. No entanto, mais uma vez o ray tracing só aparece em secções fora da pista nas consolas, tais como replays, que são acompanhados por uma queda para 30 fotogramas por segundo. Curiosamente, as consolas Xbox Series (mesmo as Series S) parecem beneficiar de alguns reflexos RT no cockpit, não encontrados na PS5 ou mesmo no PC - provavelmente um bug ou omissão. A boa notícia para os utilizadores de PC é que o RT pode ser ativado durante todo o jogo em si, embora com uma enorme penalização de desempenho.

Mais um ganho geral: as transparências por ray tracing são uma nova característica em F1 22, adicionando uma propriedades refletoras a materiais transparentes como o vidro. Mais notavelmente, isto aparece em toda a nova lista de supercarros - onde os para-brisas do vidro estão incluídos - e como tal são fáceis de identificar nos novos espaços de exposição no F1 Life do jogo, em todo o menu principal. As transparências RT são um agradável extra que funciona lindamente com os efeitos RT existentes - tais como reflexos e sombras. Aparece como uma novíssima alternância no PC, e está incluída na PS5, Xbox Series X e até no modelo S.

Para além desta pequena variação entre as máquinas, as diferenças são poucas e distantes, salvo um bizarro artefacto multicolorido debaixo dos carros em cenas antes das corridas - visto apenas na versão PS5. Mas essa é a extensão das diferenças ao lado da Series X, e na maioria dos outros cenários parecem idênticas. Olhando para a Series S, é notável o quão perto está, no geral, da sua homóloga mais poderosa. Aceitando que está a funcionar a um quarto da resolução, a 1080p, está a obter um resultado final muito semelhante nas cutscenes e na jogabilidade. A única desvantagem visível na Series S é que os reflexos ray tracing são apresentados com uma resolução mais baixa.

F1 22 comparado na PS5, Xbox Series e PC - juntamente com comparações com o jogo do ano passado.Ver no Youtube

Na superfície então, há ganhos nas consolas para a edição deste ano - embora pequenos. Talvez as maiores adições no geral deste ano estejam no PC com suporte VR. F1 22 é agora compatível com uma gama de headsets VR no PC, adequando-se bem à vista do cockpit. Esta é uma característica exclusiva para PC por agora, com a Codemasters a dizer-nos que ainda não há planos para o suporte PSVR2, embora esperemos que a equipa reconsidere mais perto do lançamento do headset. Também novo no PC é o apoio à tecnologia de escalonamento DLSS da Nvidia. Existem também planos para adicionar o equivalente FSR 2.0 da AMD ao longo do percurso, mas por agora o suporte de headset VR, DLSS e funcionalidades extra de rastreio de raios mostram que o PC está num excelente posicionamento. E honestamente, para qualquer pessoa que queira usar as configurações de topo do jogo - como todas as funções de ray tracing - ter o suporte DLSS faz uma grande diferença em manter o desempenho sob controlo.

Por último, o tema do desempenho. Para ir direto ao assunto, tanto a PS5 como a Series X são perfeitamente executadas, com o modo padrão de 60Hz a proporcionar uma experiência sem falhas, algo que se aplica mesmo durante os pontos de maior stress. A chuva intensa, a contagem máxima de carros, e a condução numa pista complexa como o Mónaco não conseguem quebrar o desempenho e mesmo a Series S aguenta-se com uns sólidos 60fps.

Uma palavra final sobre o modo 120Hz - também conhecido como o modo de desempenho. Apenas para a PS5 e Series X, e notei aqui uma discrepância que favorece ligeiramente a PS5. Na execução dos mesmos pontos de stress - no Mónaco, com os carros no máximo, com o tempo molhado - quase não existe um deslize na leitura para a PS5. Trata-se de 120fps sólidos, tipicamente em v-sync. No entanto, parece que a Series X tem mais problemas em manter o v-sync. Embora ainda se mantenha perto dos 120fps constantemente, há sinais constantes de screen-tearing na versão mais recente, mas honestamente, será muito difícil capturá-lo em pleno movimento a 120fps. A atualização é demasiado rápida, e o artefacto é demasiado subtil. Na verdade, o frame-rate está praticamente fixado a 120fps. O VRR deve, naturalmente, resolver este problema.

Em suma, F1 22 parece mais um passo gradual nas consolas após a falha no ano passado de características da próxima geração, como o ray tracing e 120Hz. Desta vez, obtemos um conjunto de otimizações e correções, e novas funcionalidades frescas para PC, tais como suporte VR, DLSS - para além de suporte RT melhorado em todos os formatos. No lado positivo, como um dos jogos de corrida mais exigentes no PC, é impressionante como o PS5, Series X e S funcionam com fluidez a 60fps. O único ponto sensível é que em F1 22 está a faltar a campanha Braking Point do ano passado - um modo de história que mostra a ascensão de um jovem piloto de F1, através de cutscenes CG. Havia potencial na ideia, deu à série um carácter bastante literal, e parece que foi descartado. No seu lugar obtemos o modo F1 Life - um espaço de exposição para os teus carros - mas esperemos ver uma forma de modo história regressar à série. Pelo menos no presente, F1 22 não revoluciona a série, mas, à parte de bugs menores, entrega tudo o que se esperaria do jogo.

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